Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

SÃO VICENTE DE PAULA

De Dentro Vida dos Santos Em 27/09/2019


SÃO VICENTE DE PAULA

São Vicente de Paula (1581-1660) é uma figura que surge na história por ter realizado uma obra excepcional de renovação na Igreja e na sociedade e cujos frutos ainda podem ser sentidos hoje, por ter sido capaz de olhar para Deus com um novo olhar evangélico. /p>

Capela São Vicente de Paula - Paris

Capela São Vicente de Paula – Paris

Ele costumava repetir: “Devemos amar a Deus e aos pobres, mas à custa de nossos braços e do suor de nossa testa”.

Sua convicção era tão forte sobre a presença de Deus nos pobres, que costumava dizer às irmãs: “Dez vezes por dia você visitará os doentes e dez vezes encontrará Deus”.

Sua dedicação aos pobres era tão total e radical que ele achava certo gastar os seus bens e a própria vida em favor dos pobres, firmemente convencido de que Deus o havia escolhido junto com seus colaboradores mais próximos para serem “instrumentos de sua imensa e paterna caridade para com os necessitados organizando e coordenando todas as ações destinadas ao alívio da pobreza, para garantir seriedade, continuidade e eficiência.

Capela São Vicente de Paula - Paris

Capela São Vicente de Paula – Paris

O testemunho de Vicente de Paula foi esmagador. Foram milhares e milhares de pessoas que se colocaram à sua disposição para criar uma verdadeira mobilização da Caridade, que rapidamente se espalhou por toda a França, Itália, Bélgica, por toda a Europa, atingindo as terras distantes da Missão e China e Madagascar.

Uma mobilização que imediatamente se transformou em três instituições que ainda estão vivas hoje e continuam trabalhando em seu nome, com seu espírito e seu método. São Vicente tinha um excelente “carisma como fundador”, ou seja, ele tinha o dom de Deus para poder dar vida a instituições reconhecidas pela Igreja e pela sociedade civil, que prolongaram os critérios de ação e métodos organizacionais ao longo do tempo.

Capela São Vicente de Paula - Paris

Capela São Vicente de Paula – Paris

Em ordem:

O “Grupos de Voluntários Vicentinos” (GVV), é o trabalho primogênito, composto por mulheres que se reuniram para ir visitar os pobres em suas casas e lhes trazer alívio espiritual, moral e material; A Congregação da Missão, cujo trabalho que reuniu um grupo de padres e propôs a pregação da fé entre os pobres e no campo, como forma de ir ao encontro dos mais negligenciados e abandonados. A Congregação estabeleceu residência em Paris em 1632, no grande Priorado de São Lázaro, e se espalhou rapidamente em muitas partes da Europa, cuidando também da formação do clero. As Filhas da Caridade, em 1633, para ajudar e completar as Companhias de Caridade, para garantir assistência assídua e contínua aos pobres. Estes trabalhos, juntamente com a Federação Nacional das Sociedades de São Vicente de Paula e outros grupos, constituem a Família Vicentina.

Capela São Vicente de Paula - Paris

Capela São Vicente de Paula – Paris

Ele morreu em Paris em 27 de setembro de 1660, depois de continuar acompanhando pessoalmente todos os trabalhos que iniciou e foi canonizado em 1737.

São Vicente de Paula, rogais por nós.

Capela São Vicente de Paula - Paris

Capela São Vicente de Paula – Paris

Fonte

Santi e Beati

Por Prof. Delci Filho

Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.