Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

São Pio de Pietrelcina

De Dentro Geral, Vida dos Santos Em 22/09/2018


Francesco Forgione nasceu em Pietrelcina, província de Benevento, em 25 de maio de 1887. O sobrenatural muito em breve invade a vida do futuro santo: desde criança ele recebeu visitas frequentes a Jesus e Maria, ele viu demônios e anjos, mas porque achava que todos tinham essas faculdades, ele não mencionou isso a ninguém. Em 22 de janeiro de 1903, aos dezesseis anos, ingressou em um convento e, de franciscano capuchinho, tomou o nome de Fra Pio da Pietrelcina. Tornou-se padre sete anos depois, em 10 de agosto de 1910.

 

 

Os primeiros anos do sacerdócio estão comprometidos e amargurados por suas más condições de saúde, tanto que seus superiores o encaminham várias vezes para Pietrelcina, na casa de seu pai, onde o clima era mais agradável para ele. Padre Pio está gravemente doente nos pulmões. Os médicos lhe dão pouco tempo para viver. Como se isso não bastasse, acrescentam-se à doença o terrível assédio a que o demônio o submetia, que nunca deixava o pobre frade em paz, torturando-o no corpo e no espírito.

 

 

O ministério

Em 1916, os superiores decidiram transferi-lo para San Giovanni Rotondo, no Gargano, e aqui, no convento de Nossa Senhora das Graças, Padre Pio inicia uma aventura incrível como apóstolo do confessionário e a quem se atribuía milagres. Um número incontável de homens e mulheres, do Gargano e de outras partes da Itália, começou a afluir para seu confessionário, onde também passava catorze ou dezesseis horas por dia, confessando e trazendo almas para Deus. É o seu ministério, que extrai sua força da oração e do altar, e que Padre Pio realizava não sem grande sofrimento físico e moral.

 

 

Os estigmas

Em 20 de setembro de 1918, de fato, o Capuchinho recebe os estigmas da Paixão de Cristo que permanecerão abertos, dolorosos e sangrando por cinquenta anos. Padre Pio é visitado por um grande número de médicos, sofrendo mal-entendidos e difamações pelas quais ele deve se submeter a inspeções canônicas; o frade dos estigmas se declara “filho da obediência” e suporta tudo com paciência seráfica. Entre 1922 e 1923, Padre Pio foi feito o assunto das primeiras medidas do Santo Ofício que não reconhecia o “caráter sobrenatural dos fatos” e ordenou-lhe que permanecesse em silêncio, sem realizar qualquer comunicação com os devotos e não celebrasse a missa em público. Em 1931, ele foi privado do direito de exercer qualquer ministério. Ele só poderia celebrar a missa em particular. Em 1933, finalmente, ele foi novamente autorizado a celebrar a missa em público e no ano seguinte ele recebeu a faculdade de confessar, sendo reintegrado em seu ministério sacerdotal.

 

 

A arma da oração

Nos anos 40, para combater com a arma da oração a terrível realidade da Segunda Guerra Mundial, Padre Pio deu início aos Grupos de Oração, uma das realidades eclesiais mais difundidas do mundo, com mais de duzentos mil devotos espalhados pela terra. Com a “Casa de Socorro do Sofrimento”, constituem sua herança espiritual, o sinal de uma vida inteiramente dedicada à oração e marcada por uma ardente devoção à Virgem Maria. Seu testamento espiritual, no final de sua vida, foi: “Ame Nossa Senhora e faça ser amada. Sempre reze o rosário”. Ele sempre instou seus filhos espirituais a rezar o terço e a imitar Nossa Senhora em suas virtudes cotidianas, como humildade, paciência, silêncio, pureza, caridade. “Esta oração – disse ele – é a nossa fé, o apoio da nossa esperança, a explosão da nossa caridade”. “Eu gostaria de ter uma voz tão forte – ele disse – para convidar pecadores de todo o mundo a amar Nossa Senhora”.

Quando ele morre, 23 de setembro de 1968, aos 81 anos, os estigmas desapareceram de seu corpo e, na frente de cerca de cem mil pessoas, vindas de todos os lugares para o seu funeral, começa o processo de santificação, que mais tarde, quando a Igreja o eleva para a glória dos altares, devido à grande devoção dos fiéis de todo o mundo, torna-se um dos santos mais amados do século passado.

 

 

Nos caminhos de Padre Pio

A SacraTour leva você para fazer esse caminho de fé. Você pode visitar Pietrelcina, onde nasceu Padre Pio e ter contato direto com as casas de Padre Pio conservadas até os dias de hoje. Pietrelcina, nos leva a respirar essa atmosfera espiritual deixada por Padre Pio. Desse modo, ao visitar suas casas, o ambiente familiar, lugar de sua vocação e o local de seu batismo, encontramos um grande apelo à santidade deixada por esse homem comum que se tornou um dos santos mais amados do mundo. Mas o caminho não termina em Pietrelcina. A SacraTour proporciona também um itinerário que coloca o peregrino na rota que leva a San Giovanni Rotondo, onde Padre Pio viveu mais de 50 anos de sua vida. Nesta pequena cidade, está a Casa de Alívio do Sofrimento, a Via Crucis, a monumental basílica dedicada a Padre Pio e a cripta do santo. De San Giovanni Rotondo, se pode peregrinar rumo ao Monte Sant’Angelo, que é conhecido em todo o mundo pela sua história religiosa, tornando-se uma obrigação para os peregrinos. Santos, imperadores, papas, reis ou simples fiéis vieram aqui para se ajoelhar diante do altar do Arcanjo Miguel. A vida da cidade está concentrada em torno do Santuário de São Miguel Arcanjo, construído entre o século V-VI, quando, segundo a tradição, o Arcanjo Miguel teria aparecido nesta caverna. Os lombardos, que nesse período dominavam o sul da Itália, tornaram o santuário nacional. Em pouco tempo, tornou-se um centro de renome em todo o cristianismo e um destino obrigatório, não só para os peregrinos de toda a Europa, mas também para os cruzados que partiam para Jerusalém. E agora chegou a sua vez! Venha peregrinar conosco nos caminhos de Padre Pio.

 

 

São Padre Pio, rogai nós.

 
Fonte:

  • Santi e Beati
  •  



    Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


    Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

    Compartilhe!

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.