Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

São Lucas Evangelista

De Dentro Geral, Vida dos Santos Em 17/10/2019


Não foi como muitos acreditam, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus; foi mencionado e elogiado várias vezes por São Paulo como seu fiel colaborador nas viagens que ele fez para evangelizar o povo. Lucas escreveu o Evangelho que levou seu nome e os Atos dos Apóstolos.

Fontes antigas falam de sua profissão como médico e uma tradição difundida também o apresenta como um pintor da face de Cristo e, especialmente, de Maria. Um dos ícones “lucanianos” é a Madonna Constantinopolitana (séculos 11 a 12). São Lucas é comemorado pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa em 18 de outubro.

O sarcófago de São Lucas é uma obra preciosa da escola pisana (1313), feita pelo abade Mussato, os espelhos são de alabastro oriental; a moldura que os enquadra, de pórfiro verde: duas colunas de granito oriental, duas de alabastro. Observe o suporte central formado por quatro anjos, de mármore grego. As figuras dos painéis são assim ordenadas: no lado menor em direção ao Evangelho, a efígie de São Lucas, centro de toda a composição; de ambos os lados, na mesma ordem: dois anjos carregando tochas, dois anjos turiferares, dois bois (o boi é o símbolo bíblico de São Lucas); na cabeça oposta é repetido o símbolo do evangelista.

. Segundo uma tradição antiga, o evangelista Lucas, natural de Antioquia da Síria e morreu na velhice (84 anos), teria sido enterrado na cidade de Tebas. De lá, seus ossos foram transportados para Constantinopla após meados do século IV e daqui no mesmo século ou VIII, transportado para Pádua no mosteiro de Santa Giustina. Os monges beneditinos que se estabeleceram em nosso mosteiro antes de 1000 começaram a venerar os restos do evangelista.

Em 1354, o imperador Carlos IV do Luxemburgo, rei da Boêmia, mandou entregar o crânio, que acabou na Catedral de São Vito, na cidade de Praga. Em 1436, o pintor Giovanni Storlato foi encarregado de representar nas paredes da capela dedicada ao santo, uma série de cenas que narram sua vida, a transferência de relíquias do Oriente e sua descoberta em Pádua.

Um século depois, em 1562, a arca de mármore foi deslocada para o braço esquerdo do transepto, na atual Basílica. Quando o Grande Jubileu de 2000 se aproximou, o Bispo de Pádua, também por razões ecumênicas, nomeou uma comissão de especialistas para iniciar um reconhecimento científico das relíquias de São Lucas. Em 17/9/1998, o sarcófago foi aberto e um esqueleto humano em um estado bem preservado foi encontrado em um estojo de chumbo selado.

Os resultados finais das investigações foram apresentados no Congresso Internacional, realizado em Pádua, em outubro de 2000. Os dados científicos – como foram declarados no final daqueles dias – não contradizem a tradicional atribuição a São Lucas dos restos mortais; ao contrário, eles são definidos como dados precisos, complementares às fontes escritas, em torno das quais a investigação histórica pode se mover com maior segurança, sobretudo para esclarecer como, quando e por que é necessária.

Peregrinando em Pádua!

Pádua atrai milhões de peregrinos durante séculos, graças à Basílica de Santo Antônio e ao culto de Antoniano, no entanto, pode ser considerado um destino importante para o turismo religioso, graças a muitos outros locais de culto, santos como São Lucas ou locais de interesse para aqueles que são dedicados à fé católica.
Com a SacraTour, você pode se unir a esses milhões de peregrinos para fazer uma experiência profunda da catolicidade. Contemplar os lugares, repousar a visão e rejuvenescer o espírito, enchendo a alma com um sentimento indescritível: a lembrança de Jesus e o eco de suas palavras, que ainda parecem ressoar no ar, vão além do tempo presente.

São Lucas Evangelista, rogai por nós!

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.