Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

São Joaquim e Sant’Ana

De Dentro Geral, Terra Santa Em 26/07/2018


São poucas as notícias que se têm sobre Sant’Ana e São Joaquim, provenientes de textos oficiais e canônicos, porém, essa devoção foi extremamente difundida tanto no Oriente como no Ocidente.

O nome de Ana deriva do hebraico Hannah, e significa “graça”. Nos evangelhos apócrifos, de modo especifico no “Protoevangelho de São Tiago”, temos a narrativa de que Joaquim, esposo de Ana era um homem piedoso e muito rico e, habitava próximo a Jerusalém, mas não haviam gerado prole, e por isso serem estéreis, eram considerados, segundo a mentalidade da época como pessoas sobre as quais pesavam a maldição divina.

Um dia quando Joaquim estava levando suas oferendas ao Templo, o Sumo sacerdote, o impediu de entrar primeiro, afirmando que não tinha esse direito por não ter gerado prole. Humilhado, se dirigiu ao deserto e na solidão, suplicou a Deus com jejuns e lágrimas. E ali um Anjo lhe advertiu que Deus responderia às suas lágrimas e jejuns. Na ausência de Joaquim, que se retirou para o deserto, Ana, em meio ao sofrimento, estava orando quando lhe apareceu um Anjo que anunciou: “Ana, Ana, o Senhor escutou a tua oração e tu conceberás e dará à luz e se falará de tua prole em todo o mundo”. E assim aconteceu. E depois de alguns meses, Ana parturiu. “O Protoevangelho de São Tiago” concluiu: “Passados os dias necessários, Ana se purificou e deu o nome à recém-nascida chamando-a de Maria, que significa “predileta do Senhor”.

Em sinal de gratidão a Deus pelo dom recebido, Joaquim e Ana foram ao Templo e levaram a pequena Maria com apenas três anos para ser educada segundo a Lei e consagrada ao serviço do Templo, de acordo com a promessa que haviam feito quando imploraram a graça da fertilidade.

 

 

A Igreja de Santa Ana

A Igreja românica dedicada a Sant’Ana foi construída pelos Cruzados em 1030 sobre a gruta onde se mantém a memória do nascimento de Maria, cuja antiga tradição, sem fundamento histórico, indicava como casa de Joaquim e Ana. Ao final das Cruzadas, a igreja foi transformada em uma escola teológica islâmica, caindo em estado de abandono sob o domínio do Império Otomano. Em 1856, os otomanos ofereceram a basílica à França, a qual foi confiada aos Missionários da África ou “Padres Brancos”, como são comumente chamados.

 

 

A Igreja de Sant’Ana se encontra ao início da Via Crucis no Bairro Muçulmano, em Jerusalém, apenas entrando pela Porta dos Leões, na entrada oriental da Cidade Antiga. O complexo é um oásis de paz em meio ao rumor do mercado árabe. A Basílica é conhecida pela sua extraordinária acústica, e os peregrinos são convidados a cantar os seus hinos de louvor ao Senhor antes de descer na cripta dedicada ao nascimento de Maria. O complexo de piscinas e ruínas das igrejas bizantina e cruzada ainda está bem conservado. Desse modo, os peregrinos podem descer na profunda cisterna, na qual ainda há água, em memória, e talvez, como um convite a todos aqueles que buscam cura neste lugar importante para a história da salvação.

 

 

Com a SacraTour, hoje rendamos graças pelos genitores da Mãe de Deus. Eles estão na origem da salvação de todos nós e a festa deles é também festa de Maria. O Senhor abençoou a casa de Joaquim e Ana com a santa filha, toda pura e sempre Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe de Deus. Digamos em alta voz e com reconhecimento: exulta, Joaquim, venerável pai Daquela que depois de Deus é a nossa esperança. Exulta, Ana, mãe venerável da mãe da nossa vida. Os nossos lábios louvam a vossa admirável santidade (traduzido de B. Cosma, dal Sermone sui santi Gioacchino ed Anna, genitori della Madre di Dio, 1, 6-7).
 

 
Fonte:

  • Santi e Beati
  • B. Cosma, dal Sermone sui santi Gioacchino ed Anna, genitori della Madre di Dio, 1, 6-7.

 



Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.