Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Santuários Marianos

De Dentro Geral Em 28/05/2021


Nós estamos acostumados a falar e escutar  com muita frequência sobre a relevância dos Santuários para a Igreja católica. Os Santuários Marianos fazem parte da memória de inúmeros países e ajudam os fiéis a aprofundar a solidariedade, perseverança, caridade e a própria fé cristã.

É sobre isso que vamos falar hoje, vamos saber a importância de se peregrinar para um Santuário Mariano e todas as aprendizagens e emoções envolvidas. Começaremos com uma pergunta essencial:

O que são os santuários?

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes – França

Um Santuário, pela visão da Igreja Católica, é uma Igreja  que recebe  fiéis  de outras regiões. Mas antes de mais nada, é um lugar sagrado. Como vemos no Código de Direito Canônico; “é uma igreja ou outro lugar sagrado onde os fiéis, por algum motivo especial de piedade fazem peregrinações.” Lugar de peregrinação e santificação, nos Santuários podemos encontrar relíquias de Santos, e expressões de devoções da fé católica como milagres e fatos históricos acontecidos no local.

Qual a importância dos Santuários?

Os  santuários são muito importantes para que possamos sempre nos lembrar de nossas origens. Eles estão ali para que possamos lembrar do amor de Deus por nós, pois foi Ele que constituiu morada em meio a nós para que pudéssemos ser salvos. “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles” Êxodo 25:8

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Portugal

Devemos primeiramente entender que os Santuários são fontes inesgotáveis de companheirismo e lá encontraremos abrigo para dores e aflições. Os santuários também são propulsores para a fraternidade e solidariedade. Um verdadeiro chamado para que possamos consolidar a irmandade e amar o próximo verdadeiramente.

Se tomarmos o Antigo e o Novo Testamento, podemos afirmar que os Santuários não representam apenas lembranças de um passado saudoso, mas sim momentos únicos em que podemos experimentar o presente banhados em Graça.

Santuário de Nossa Senhora de Međugorje – Bósnia

Quando estamos em um Santuário temos a certeza de que aquele lugar foi feito para nos lembrar da aliança que temos com Deus e com seus desígnios. Somos como pedras vivas firmando e participando de uma experiência com a presença divina. E sobre a importância dos Santuários, o Vaticano nos diz:

“A viva experiência da unidade da Igreja, que se faz nos santuários, pode além disso ajudar os peregrinos a discernir e a acolher o impulso do Espírito, que os impele de modo especial a orar e a trabalhar em vista da unidade de todos os cristãos”

(Decr. Unitatis redintegratio)

O que acontece de especial nos Santuários ?

É comum ouvirmos que a peregrinação por um Santuário faz com que o peregrino sinta-se enormemente modificado.

Este fato é muito comum, pois os Santuários são lugares que proporcionam uma intensa experiência de fé. Estando num local sagrado, entendemos a influência daquele momento na vivência da fé. E, não por acaso, os Santuários são responsáveis pela ampliação da fé local para todos os territórios e para todos que desejarem estar em conexão com o divino.

A peregrinação aos Santuários

Santuário de Nossa Senhora de Međugorje – Bósnia

Os santuários são reconhecidamente locais de muito apreço para os fiéis devotos. A peregrinação aos Santuários é uma prática antiga entre os cristãos, desde tempos remotos os fiéis se dirigiam aos santuários em busca de graças e em agradecimento por graças recebidas. Conta-se que já os primeiros cristãos saiam em peregrinação a Roma para que pudessem visitar túmulos de mártires e apóstolos e assim pedissem suas intercessões.

A devoção Mariana

Nós sabemos que a  devoção mariana é constante na vida e espiritualidade da Igreja. As devoções à Virgem Maria existem desde os primeiros tempos da Igreja.

Diocese de Concordia – Argentina

A mãe de Deus, como é venerada por nós cristãos, representa a proteção materna de que todos nós necessitamos. É inegável que a busca pelo amparo de Nossa Senhora só cresce com os anos. A devoção mariana faz com que tenhamos na Virgem Santíssima o exemplo de amor, intercessão e piedade. Devotamos nossa fé em Nossa Senhora através de nossas atitudes.

Casa da Virgem Maria – Turquia

Em toda a parte do mundo, a devoção à Virgem é expressa pelas participações em festas litúrgicas, pelas orações, homenagens expressas pelas imagens e ícones. Além disso, outra forma bastante comum de cultuarmos Nossa Senhora são as Peregrinações aos Santuários Marianos e locais sagrados.

Santuários Marianos

Os Santuários Marianos são locais sagrados e muito especiais. É lá, que podemos desfrutar da bênção de nos encontramos com a Virgem Maria e pedirmos pela intercessão junto a seu filho, Jesus Cristo.

Os Santuários Marianos são templos consagrado pela Igreja onde vemos e sentimos Palavra de Deus viva. Eles guardam de  forma especial a piedade e a evangelização e vemos crescer a vida litúrgica e a demonstração da autêntica devoção a Maria.

Peregrinos em oração

Como disse São João Paulo II, em sua Homilia no santuário de Knock, Irlanda;

“Sei muito bem que cada povo, cada País, e também cada diocese tem os seus lugares santos em que o coração de todo o povo de Deus pulsa, poder-se-ia dizer, de modo mais vivo: lugares de um encontro especial entre Deus e os seres humanos; lugares em que Cristo habita de maneira especial no meio de nós. Se estes lugares são com tanta frequência consagrados à sua Mãe, isto revela-nos de forma mais completa a natureza da sua Igreja.”

Maria, mãe e intercessora

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes – França

Quando invocamos Nossa Senhora também estamos demonstrando nosso modo devocional, pois estamos pedindo pela proteção maternal da Mãe de Deus e nossa. Nós, como filhos, invocamos a sabedoria, o amparo e o auxílio de Nossa Mãe maior para todos os momentos de aflição ou dúvida, na certeza de que Maria é nossa auxiliadora e intercessora.

Santuário Nossa Senhora de la Salette – França

A prova de que Nossa Senhora roga por nós e ouve nossos suplícios são suas aparições ao longo dos séculos nos mais diferentes locais do globo. As aparições nos mostram a presença de Maria na Igreja. Podemos ver e sentir a Palavra de Deus viva e a benevolência de Maria por nós. Mesmo nos contexto em que tentaram colocar à prova a fé dos homens em Deus, a Virgem vem e nos mostrar que a fé ultrapassa os embates terrenos. Como foi, por exemplo, o caso das aparições de Nossa Senhora em La Salette.

Santuário Nossa Senhora de la Salette – França

Os ensinamento de Maria tem forte presença nos Santuários Marianos. Intercedendo pelos seus filhos nos momentos mais difíceis, Maria nos lega ensinamentos essenciais. Em diferentes momentos, de acordo com a necessidade da Época, a Virgem vem reforçar, como em Fátima, a necessidade de termos nossa fé fortalecida e nos dedicarmos à oração.

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Portugal

Como mãe bondosa, Nossa Senhora vem socorrer seus filhos e promover alento e nos curando física e espiritualmente. Assim, devotando nossa fé à Maria peregrinando por Santuários Marianos como o de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na França, pedindo sempre a proteção para todos os males.

Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa – França

Sentimos a presença forte de Nossa Senhora quando estamos no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e nos deparamos com os inúmeros milagres de cura e com as águas milagrosas que brotaram aos pés da Virgem e hoje são fonte de esperanças para os fiéis.

A casa de nossa Mãe

A maior acolhida, o maior aconchego que alguém pode sentir vem sempre da casa de sua mãe. É por isso que São João Paulo II usa este exemplo para nos falar dos Santuários Marianos:

“Os santuários marianos são como que a casa da Mãe, etapas de paragem e de repouso no longo caminho que leva a Cristo; são centros, onde, mediante a fé simples e humilde dos “pobres em espírito” (cf. Mt 5, 3), se retoma contato com as grandes riquezas que Cristo confiou e deu à Igreja, em particular os Sacramentos, a graça, a misericórdia, a caridade para com os irmãos sofredores e doentes.”

Santuário de Nossa Senhora de Međugorje – Bósnia

É na casa de nossa mãe que sentimos a paz em sua forma mais legítima. É isso que nos contam os peregrinam que vão ao Santuário Nossa Senhora de Međugorje, também conhecida como Rainha da Paz, título inteiramente ligado a calma e paz de mãe.

Maria é o caminho para Deus. Um caminho repleto de piedade e reconciliação. Como na aparição da Virgem em Guadalupe, para nos mostra que está ali para nós, mostrando-se estampada diante de nossos olhos.

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – México

Pode ser pelas graças concedidas por Nossa Senhora de la Salette às mães que rezam por seus filhos, ou pelas inúmeras manifestações de cura e milagres que só poderiam ser intercedidas pela Nossa Mãe, mas o certo é que encontramos as manifestações de fé e devoção à Maria por toda a parte.

Santuário Nossa Senhora de la Salette – França

A fé profunda em Maria

Santuário de Nossa Senhora de Lourdes – França

Os Santuários Marianos são como bálsamos que nos ensinam e nos conectam à Maria. Em diferentes partes do mundo e momentos históricos, a imagem da Virgem Santíssima vem para nos mostrar que o amor de Mãe é simples e fundamental. Assim como os Santuários que tem fundações fortes e firmes suportando todo o tipo de provações. E é assim que nos sentimos nos Santuários Marianos; firme e fortes em nossa fé, pois estamos amparados por nossa Mãe.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.