Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Santa Teresa de Ávila, Doutora da Igreja

De Dentro Geral, Santuários Marianos Em 15/10/2018


Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila (Espanha) em 28 de março de 1515, de uma família nobre e antiga. Distinguiu-se como uma criança por um grande amor para ler bons livros e, especialmente, das Sagradas Escrituras. Aos 12 anos, sua mãe morreu e Teresa sentiu tanta dor que não encontrou conforto na terra, por isso, acolheu Nossa Senhora como mãe, muito mais amorosa e poderosa, confiando-se a ela. Enquanto isso, preparava-se para o claustro e, aos 20 anos, seguiu o chamado divino retirando-se para o mosteiro da Encarnação do Monte Carmelo, em Ávila, onde logo brilhou por todas as virtudes.

Por causa de uma doença grave, ela teve que deixar o mosteiro e voltar para a família: foi curada, mas perdeu seu fervor primitivo, até que uma visão a trouxe de volta para si mesma, levando-a a se entregar à sua própria santificação com toda a força. Assim, preparou-se para a grande reforma dos mosteiros carmelitas, que foi aceita não só por todos os mosteiros das irmãs, mas também por vários conventos dos frades. Ela conheceu São João da Cruz, que tinha grande fama por ser erudito e santo. Sua ajuda foi muito valiosa para Teresa, enquanto reformadora do Carmelo.

As dores físicas, as penitências e as disciplinas eram indescritíveis, mas suportava tudo com a mais doce serenidade do espírito. Jesus a recompensou com êxtases sublimes, revelando as altíssimas verdades que ela transmitiu em suas admiráveis “obras”. Ela não conhecia nenhum outro bem nesta vida do que imitar Jesus Cristo paciente e crucificado. Admirável era sua oração: “Senhor, sofrer ou morrer”. Seu coração, inflamado com o amor de Deus, não suspirou mais, mas saiu deste vale de lágrimas e uniu-se para sempre ao seu amado Esposo, na glória celestial. O Senhor ouviu os votos fervorosos e, no mosteiro de Alba de Tormes, aos 67 anos, ela partiu desta vida. Era 13 de outubro de 1582.

 

Teresa: Mestra de espiritualidade

Segundo Teresa, a primeira característica da oração é ser uma realidade dinâmica: rezar é começar uma longa aventura em busca de Deus, uma longa jornada de compreensão do amor inesgotável de Cristo por cada um de nós (a aceitação de ser amado por Deus). Por isso, rezar seriamente todos os dias equivale a começar e progredir no caminho da santidade, seguindo a Cristo para a salvação da Igreja e do mundo.

Além disso, a oração deve ser afetiva: mais do que o pensamento, deve ser substanciada pelo amor, ao invés de ideias nascidas do intelecto devem ser estimuladas por movimentos jorrando do coração. Este é o significado da mais famosa definição de oração que Santa Teresa nos deixou: é um diálogo “uma relação íntima de amizade, uma retenção frequente e somente com Aquele de quem sabemos que somos amados”.

 

Ávila: a cidade dos muros e de Santa Teresa

As antigas muralhas, que ainda mantêm o coração da antiga cidade de Ávila, são as mais bem preservadas da Espanha. Após a reconquista cristã de Ávila, as muralhas se tornaram uma importante linha de defesa para manter os mouros longe. Com uma forma retangular que segue o perímetro da cidade, as muralhas têm comprimento extraordinário de mais de dois quilômetros e meio, e quando olhadas de frente, permitem entender que essas estruturas imponentes tiveram uma função absolutamente militar. São elevadas, em média com doze metros de altura e a cada vinte metros de distância possui uma torre com ameias, de onde os combatentes poderiam se defender de forma mais segura e protegida. Existem então nove portões de entrada fortificados e os mais espetaculares são a Puerta de San Vicente e a Puerta del Alcázar, para cujas pedras de construção de antigos artefatos romanos também foram utilizados.

Dentro dos muros perfeitamente preservados de Ávila, os visitantes são transportados para outro mundo. Ou melhor em outro momento, levando o visitante a experimentar uma autêntica atmosfera medieval. De fato, os antigos bastiões (obras fortificadas) preservam obras-primas do passado – igrejas românicas, conventos medievais e palácios renascentistas – em um contexto em que é sempre emocionante andar sem rumo. Por esta razão, devido à extraordinária riqueza de monumentos e atmosfera particular, Ávila, na Espanha, é uma das cidades mais fascinantes do país e uma das listadas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Uma excelência que tem uma longa e nobre história: durante a Idade Média, Ávila na Espanha foi disputada entre os mouros e cristãos até a reconquista de Afonso VI em 1085.

Muitas famílias nobres instalaram-se aqui no início do século XI e esta chegada de pessoas de alto nível mudou a face da cidade: com os seus muitos edifícios aristocráticos, a cidade ficou conhecida como Ávila de los Caballeros (ou Ávila dos nobres). No entanto, não é apenas um patrimônio histórico ou arquitetônico: o ponto mais alto do esplendor de Ávila foi alcançado no século XVI, quando o grande patrimônio místico de Santa Teresa de Jesus fez deste um importante destino para os peregrinos. História, espiritualidade, pedras antigas, mas também natureza: o contexto natural ajuda a tornar todo este lugar extraordinário à medida que a cidade se ergue num planalto tornado mais sugestivo pelo cenário das montanhas de Sierra Gredos.

 

 

A Catedral de Ávila

Entre as coisas para descobrir na viagem a Ávila, na Espanha, há certamente a mencionada Catedral de San Salvador, que afirma ser a catedral gótica mais antiga da Espanha, além de ser um ponto de referência visível na prática de todos os pontos da cidade, e parte integrante do dispositivo de defesa. A construção da catedral começou em 1091 em estilo românico, mas o edifício não foi concluído até o século XIV: é por isso que o estilo arquitetônico dominante é o gótico. A enorme estrutura de pedra tem um aspecto de fortaleza. Mas não é só a guerra: por sua beleza vale a pena observar a porta dos Apóstolos na fachada norte, que data do século XV e que chama a atenção por suas esplêndidas decorações. Mesmo o interior é lindo e acima de tudo interessante porque conta a longa construção: fora é o gótico, no interior há vestígios da primeira fase de design com pastilhas de granito rosa e branco. Linda também os vitrais e as ricas decorações esculpidas no coro. Durante a visita da Catedral de Ávila, na Espanha, você não pode perder uma parada em frente ao retábulo pintado por Vasco de la Zarza na capela-mor e as obras de Pedro Berruguete e Juan de Borgoña. A Capilla de San Antolín é notável pelo seu magnífico retábulo. Faça um alto então na sacristia para ver esculturas de alabastro únicas atribuídas a Isidro Villoldo e Pedro de Salamanca.

 

Ávila: a memória de Santa Teresa

O convento de Santa Teresa está localizado em frente à Puerta de la Santa, no lugar onde acredita-se que Santa Teresa tenha nascido. Projetado pelo arquiteto Fray Alonso de San José e fundado em 1636, o convento de Santa Teresa de Jesus foi construído para abrigar as freiras carmelitas. A igreja tem uma linda fachada barroca, relativamente simples pelos padrões da época, com uma estátua de Santa Teresa acima da porta. A principal característica do interior é a sala onde Santa Teresa nasceu, transformada em uma capela barroca decorada com muito bom gosto. O altar obviamente homenageia a santa com uma estátua de Gregorio Fernández representando o momento da cruz de Teresa e seu êxtase. E é um trabalho muito rico, com um enorme uso de jóias e tecidos preciosos. O convento permite que os peregrinos visitem a igreja, o salão de relíquias e seu museu.

 

Aprendamos com Santa Teresa que só Deus basta. Por isso, nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta! Santa Teresa de Jesus, rogai por nós.

 
Fonte:

  • MARIO SCUDU, Anche Dio ha i suoi campioni, Editrice Elledici, Torino
  • Santi e Beati

 



Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.