Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Santa Maria Madalena

De Dentro Geral, Terra Santa Em 19/07/2018


Dia 22 de julho é festa de Santa Maria Madalena. No Calendário Romano geral era memória obrigatória, mas por vontade de Papa Francisco durante o Jubileu da Misericórdia, foi elevada ao grau de Festa com um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em 03 de junho de 2016.

 

 

A cidade de Magdala

Nos evangelhos se lê que Maria era originária de Magdala, uma vila de pescadores na costa ocidental do Lago de Tiberíades, centro comercial, citado no Talmud como “Magdala dos peixes”, mencionada pelo historiador Flávio Josefo por sua posição estratégica sobre a via maris que ligava o Egito a Damasco. Em 2004 nessa região, Pe. Juan Solana, diretor Centro Notre Dame de Jerusalém, começou a realizar obras para construir um hotel e um centro de espiritualidade para favorecer a oração e a contemplação sobre as margens do lago onde foram ambientados os episódios mais importantes da vida e da pregação de Jesus. Na sondagem do terreno ao lado de onde se devia desenvolver o projeto, foi encontrada uma inteira parte da cidade soterrada. Entre os anos 66-67 d. C. “Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas e anunciando o evangelho do Reino…” (Cf. Mt 4,23). E por isso, visto a proximidade das escavações arqueológicas com Cafarnaum, onde viviam Pedro e André e onde o próprio Jesus viveu, a sinagoga de Magdala descoberta em 2009, pode ter sido com toda probabilidade teatro do ensinamento de Jesus, sendo esta uma das sete sinagogas mais antigas do mundo e que pode ter sido destruída durante a revolta dos hebreus contra os romanos entre 66 e 67 d. C.

 

 

Magdala, sede do “Duc in Altum”

DUC IN ALTUM é uma expressão derivada do latim, que significa avançar para águas mais profundas ou seguir sempre para o alto (Cf. Lc 5, 4). Com esse título foi construído recentemente em Magdala um centro de oração e meditação com um púlpito muito original em forma de barca. Ele exalta todas as mulheres do Evangelho, as quais seguiam Jesus e ofereciam-lhe assistência com os seus bens (Cf. Lc 8,3). A Igreja é composta por uma nave principal com ampla vista do lago de Tiberíades e com um grande átrio octogonal, de inspiração bizantina, chamado de “Átrio das Mulheres”, sob o qual estão quatro capelas que retratam episódios da vida pública de Jesus. “Este centro, pelas suas descobertas arqueológicas une cristãos e judeus, e está chamado também a ser um centro de reflexão sobre o papel da mulher na Igreja e na sociedade”, afirma Pe. Juan Solana, Legionário de Cristo e diretor do projeto Magdala Center.

 

 

Peregrinando em Magdala!

Nossos roteiros de peregrinação pela Terra Santa ajudam o peregrino a repercorrer a vida de Jesus e a fazer a experiência do encontro com Ele. Não se trata, portanto de uma revisitação histórica e arqueológica de um fato acontecido, mas sim, o repropor de um “acontecimento” que continua a acorrer e que interpela o coração e a mente de cada peregrino que se encontra com o mistério da Encarnação de Deus. Desse modo, os apóstolos e o lago, a figura de Maria de Magdala, Jesus, companheiro de estrada sobre as estradas da Galiléia, são temáticas de caráter bíblico-pastoral no qual o peregrino que caminha conosco será acompanhado a viver e aprofundar.

 

 
Fonte:

 



Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

Compartilhe!

2 Comentários

  • Olga Maria Paula 2 ANOS AGO

    Muito interessante!! Gostei muito das explicações sobre cidade de Magdala e de Santa Maria Madalena . Especialmente da experiência de vocês, bastante esclarecedor

    Responder
    • Sacratour 2 ANOS AGO

      Obrigada, Olga! Temos publicações constantes aqui em nosso blog sobre viagem, fé e peregrinação. Deus te abençoe!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.