Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Santa Faustina Kowalska, a Apóstola da Divina Misericórdia

De Dentro Geral, Vida dos Santos Em 05/10/2018


Santa Faustina Kowalska, a apóstola da Divina Misericórdia, pertence hoje ao grupo dos santos mais conhecidos da Igreja. Através dela, o Senhor envia a grande mensagem da misericórdia divina ao mundo e mostra um exemplo da perfeição cristã baseada na confiança em Deus e na atitude misericordiosa para com os outros. Santa Faustina nasceu 25 de agosto de 1905, a terceira de dez filhos de Marianna e Stanislaw Kowalski, os agricultores da aldeia de Glogowiec (atualmente Diocese de Wloclawek). No batismo na igreja paroquial de lwinice, recebeu o nome de Elena. Desde a infância distinguiu-se pelo amor, pela oração, pelo trabalho árduo, pela obediência e por uma grande sensibilidade para com a pobreza humana. Na idade de nove ela recebeu a Primeira Comunhão; foi uma experiência profunda para ela, porque imediatamente, tomou consciência da presença do Convidado Divino em sua alma. Ela freqüentou a escola por apenas três anos. Ainda adolescente, saiu da casa dos seus pais e pôs a serviço de algumas famílias ricas para ajudar os pais.

 

Outra vista da fachada da nova Basílica de Santa Faustina com as irmãs que fazem parte da Congregação de Santa Faustina


 

O chamado

A partir do sétimo ano de vida, ela sentiu a vocação religiosa em sua alma, mas não tendo o consentimento de seus pais para entrar no convento, tentou suprimi-lo. Então, instigada por uma visão do Cristo sofredor, partiu para Varsóvia, onde em 10 de agosto de 1925 entrou no convento das Irmãs da Bem-Aventurada Virgem Maria da Misericórdia. Com o nome de Irmã Maria Faustina passou treze anos no convento em várias casas da Congregação, especialmente em Cracóvia, Vilnius e Plock, trabalhando como cozinheira, jardineira e porteira. Do lado de fora, nenhum sinal fazia suspeitar sua extraordinariamente rica vida mística. Ela realizava todo o trabalho diligentemente, observando as regras religiosas. Foi reservada, silenciosa e ao mesmo tempo cheia de amor benevolente e desinteressado. Sua vida aparentemente comum, monótona e cinzenta, ocultava em si uma profunda e extraordinária união com Deus.

 

Capela e relíquia de Santa Faustina dentro da Basílica principal, onde celebramos uma missa!


 

Na base de sua espiritualidade está o mistério da Divina misericórdia que meditou na palavra de Deus e contemplou na vida cotidiana. O conhecimento e a contemplação do mistério da misericórdia de Deus desenvolveram nela uma atitude de confiança filial em Deus e de misericórdia para com os outros. Ela escreveu: Ó meu Jesus, cada um dos Seus santos se espelha em uma de suas virtudes; Eu quero refletir seu coração compassivo e misericordioso; quero glorificá-lo. Sua misericórdia, ó Jesus, seja impressa em meu coração e minha alma como um selo, e este será o meu crachá nesta e na vida futura (Diário, p. 418).

 

Entrada da Basílica antiga de Santa Faustina


 

Filha fiel da Igreja

Irmã Faustina era uma filha fiel da Igreja, a quem ela amava como Mãe e como Corpo Místico de Jesus Cristo. Consciente de seu papel na Igreja, ela colaborou com a misericórdia divina na obra da salvação das almas perdidas. Respondendo ao desejo e exemplo de Jesus, ela ofereceu sua vida em sacrifício. Sua vida espiritual também foi caracterizada em seu amor pela Eucaristia e na profunda devoção à Mãe de Deus da Misericórdia. Os anos de sua vida religiosa cheios de dons extraordinários: as revelações, visões, estigmas ocultos, a participação na Paixão do Senhor, o dom da ubiquidade, o dom das almas de leitura, o dom de profecia e o dom raro de noivado e casamento místico. “Nem graças, nem revelações, nem êxtases, nem dons concedidos a ele torná-lo perfeito, mas a íntima união da alma com Deus. Os presentes são apenas enfeites, mas não constituem a substância nem perfeição. Minha santidade e perfeição consiste em uma estreita união de minha vontade com a vontade de Deus (Diário, p.380). O Senhor havia escolhido a irmã Faustina como secretária e apóstola de Sua misericórdia para transmitir, através dela, uma grande mensagem ao mundo. No Antigo Testamento, enviei meus profetas, os profetas, com relâmpagos. Hoje eu te envio a toda a humanidade com a Minha misericórdia. Não quero punir a humanidade sofredora, mas desejo curá-la e atraí-la para o Meu Coração Misericordioso (Diário, página 522).

 

Basílica principal de Santa Faustina


 

A missão da Irmã Faustina

A missão da Irmã Faustina foi descrita no “Diário” que elaborou seguindo o desejo de Jesus e as orientações de seu confessor, ela gravou fielmente todas as palavras de Jesus e revelando o contato de sua alma com Ele o Senhor disse a Faustina: “Secretária do Meu mais profundo mistério, … sua tarefa mais profunda é escrever tudo o que eu faço para você saber sobre a Minha misericórdia, pois o bem das almas lendo esses escritos será o de um conforto interior e encorajamento a se aproximar de Mim” (Diário, p 557).

 

Ajoelhada em frente à imagem de Santa Faustina quando ela conversa com Jesus, com a primeira imagem pintada desta visualização. Neste espaço também há uma relíquia de Santa Faustina (basílica original).


 

Hoje, esse movimento dentro da Igreja envolve milhões de pessoas em todo o mundo: congregações religiosas, institutos seculares, sacerdotes, irmandades, associações, várias comunidades de apóstolos da Divina Misericórdia e pessoas solteiras que se comprometem com as tarefas que o Senhor Jesus comunicou à Irmã Faustina, que consumida pela tuberculose e por inúmeros sofrimentos que ela aceitou como um sacrifício pelos pecadores, na plenitude da maturidade espiritual e uma união mística com Deus, morreu em Cracóvia em 05 de outubro de 1938 com a idade de apenas 33 anos. A fama da santidade de sua vida cresceu junto com a difusão do culto da Divina Misericórdia e de acordo com as graças obtidas por sua intercessão.

 

Janela do quarto de Santa Faustina, que fica do lado da igreja original!


 

Nos anos 1965-1967 teve lugar em Cracóvia, o processo de informação sobre a vida e virtudes, e em 1968 começou em Roma o processo de beatificação, que terminou em Dezembro de 1992. Em 18 de abril de 1993, na Praça de São Pedro Roma, o Santo Padre João Paulo II a beatificou e em 30 de abril de 2000, ano do grande Jubileu do segundo milênio, a canonizou.

 

Fachada de entrada e área interna da nova Basílica de Santa Faustina.


 
Fonte:

  • Santi e Beati
  • Diário de Santa Faustina
  •  



    Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


    Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

    Compartilhe!

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.