Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Rocamadour e a Virgem Negra

De Dentro Geral, Santuários Marianos Em 28/08/2019


Rocamadour é uma cidade sagrada de devoção mariana, uma vila medieval situada no maciço do penhasco calcário que domina majestosamente o desfiladeiro do riacho Alzou, no sul da França. A vila é famosa por seus santuários, especialmente o da Virgem Negra, que atrai anualmente cerca de um milhão e meio de turistas e peregrinos, tornando-se um dos lugares mais visitados após o Monte Saint-Michel, a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes.

A vila deve seu nome ao santo eremita Amadour, que, segundo a lenda local, construiu um oratório no qual colocou a estátua de uma Virgem Negra trazida com ele da Terra Santa. O culto da Virgem Negra tem raízes muito antigas e laços profundos com as tradições orientais. Essa cor preta deve se referir a um período anterior à manifestação da luz.

Virgem Negra

A jornada do peregrino

O peregrino deixa o mundo em busca de Deus e o caminho da conversão requer uma ascensão. Chegando à pequena aldeia de Rocamadour (atualmente tem pouco mais de setecentas pessoas), uma ascensão espera por ele para levá-lo às igrejas. Ascende para começar uma nova vida. Uma grande escadaria com 251 degraus leva às 7 capelas, correspondentes aos sacramentos da Igreja Católica.

A união entre basílica, cripta e capelas dedicadas aos santos faz de Rocamadour uma verdadeira cidade religiosa que foi construída, em várias fases, desde o século XI.

Comece sua visita pela Basílica de São Salvador, a maior das igrejas do complexo. Ela foi construída entre os séculos XI e XIII, seu estilo lembra a transição do românico para o gótico; no interior tem um sótão de madeira (feito durante as modificações do século XIX) que foi construído para acomodar as multidões de peregrinos e devotos que passavam cada vez mais por lá. Na parede esquerda da nave há uma bela madeira policromada do século XVI que representa o Cristo. Em 1913, o edifício religioso foi elevado ao status de uma basílica pelo Papa Pio X.

Continuando a peregrinação se pode adentrar na cripta de San Amadour, que remonta ao século XII, e foi construída antes da descoberta do corpo do que supostamente era o do eremita sagrado, em 1166, onde o mesmo foi preservado até a sua destruição pelos protestantes em 1562. A cripta, mais corretamente definida como “igreja inferior”, sustenta em parte a basílica de São Salvator. Após a destruição do corpo de São Amadour – que a tradição identifica com o Zaqueu do Evangelho – as relíquias restantes foram colocadas em um relicário de madeira dourada.

A propagação das Virgens Negras na Europa começou na época das Cruzadas. Os historiadores atribuem a estatueta de Rocamadour ao século XII. Também remontam ao mesmo período as relíquias de San Amadour, o sagrado eremita, cujo corpo foi encontrado dentro do santuário construído em honra à Virgem.

Inúmeros milagres foram atribuídos à Virgem Negra, mas também se fala de um sino suspenso sobre a estátua da Virgem, que tocou por conta própria em momentos diferentes; os monges intrigados pelo fenômeno, começaram a notar a sucessão de toques e observaram que os movimentos do sino sempre correspondiam ao anúncio de algum milagre ocorrido na aldeia. A partir desse momento, no século XIII, Rocamadour tornou-se um local de grandes peregrinações. A fama do santuário se estendeu pela Espanha, Portugal e sul da Itália.

As guerras religiosas durante o século XVI marcaram o declínio da fama de Rocamadour e a consequente destruição de muitos santuários; a devoção ao local foi fortemente retomada após o século XIX, enquanto as relíquias de Santo Amadour foram perdidas.

Rocamadour

Rocamadour

Com a SacraTour você pode visitar Rocamadour que se tornou um símbolo de fé e esperança através dos séculos e está próximo aos caminhos que conduzem os peregrinos à Santiago de Compostela.

Fonte:https://www.paesionline.it/francia/monumenti-ed-edifici-storici-rocamadour/cappella-della-vergine-nera

Fotos: Google

Por Prof. Delci Filho

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.