Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Peregrinando de casa – Itália

De Dentro Geral Em 12/06/2020


Mamma Mia! Peregrinar de casa pela Itália foi muito bom! Nessas semanas em que nos dedicamos à Itália, aprendemos muito e ficamos com vontade de conhecer mais a Itália ou voltar a lugares que já estivemos. Foram dias com muita cultura, com músicas, lives sobre manifestações artísticas, muita História e sem falar nos momentos de oração e dos testemunhos de nossos peregrinos que são sempre muito emocionantes. Se você quer saber o que aconteceu nesses últimos dias em nossas redes sociais, ou deseja simplesmente relembrar bons momentos, então faremos um resumo para você! Aperte os cintos que vamos começar a Peregrinar de casa pela Itália!

Como de costume, iniciamos nossa Peregrinação de casa pela Itália com Diácono Geraldo de Souza que mais uma vez nos presenteou com uma live repleta de fatos históricos interessantíssimos sobre a Itália e também nos falou de lugares especiais que nós, peregrinos, amamos visitar, como a cidade de Assis. Diácono Geraldo também nos falou sobre algumas curiosidades territoriais e da língua italiana. Vale a pena ver ou rever!

Imersos pela cultura italiana, ficamos com vontade de saber mais sobre a imensidade de obras de arte a Itália abriga e para isso chamamos a professora Denise Barros. Em um bate-papo muito agradável ela nos falou curiosidades sobre a Capela Sistina e as obras que lá estão. Pudemos saber mais sobre a Pietà, escultura feita pelo renascentista Michelangelo, e tantas obras significativas para a humanidade. Como é bom ver e aprender sobre as obras que nos remetem ao sagrado!

Continuamos nossa imersão cultural, mas muitas pessoas ficaram curiosas para saber como são nossas peregrinações e quais lugares mais visitamos quando peregrinamos pela Itália. Para sanar todas as dúvidas convidamos a guia, Myriam Tranquilli, para nossa Live “Conhecendo e reconhecendo”. Em uma conversa muito descontraída e animada ela nos falou dos lugares imperdíveis para se visitar e muitas curiosidades sobre nós, brasileiros, quando visitamos a Itália. Ela nos contou qual é o sabor preferido dos brasileiros quando escolhem o famoso e delicioso sorvete italiano. Você arrisca qual é?

A Itália nos remete a muitas cores e sabores, não é mesmo?! E porque não dizer; sons?! Afinal, quem não se lembra de uma canção italiana emblemática? Alguma música italiana marcou sua vida? Pois é, sabemos que elas são marcantes! E para embalar nossa Peregrinação de casa, convidamos Miriam Hosokawa que interpretou a canção Madre lo vorrei. Além da belíssima interpretação, você ainda pode acompanhar belas fotos que foram tiradas durante nossas peregrinações pela Itália.

A nossa fome de conhecimento pela Itália parece não ter fim! E para que as pessoas que ainda não peregrinaram conosco pudessem ter um gostinho de como é essa experiência, convidamos nossos peregrinos para nos contar um pouquinho mais. Começamos pela Josefa Vieira de Freitas Moraes que nos falou de sua emoção ao visitar o Vaticano e também ao participar da Santa Missa na igreja de Santo Antônio. Nosso peregrino, Marco Rezende, nos contou de sua experiência marcante na Basílica de São Pedro. Christian de Souza nos presentou com um relato carregado de emoção sobre sua ligação com Santo Antônio. E Maria Leonidia nos falou da emoção que sentiu ao participar da missa celebrada onde Padre Pio viveu, em São Giovanni Rotondo. Outro relato muito emocionante foi o da nossa peregrina Alessandra Peres, ela nos falou de sua emoção ao peregrinar pelos locais eucarísticos.

As igrejas da Itália são um marco a parte. Tanto pela arquitetura, ou por suas histórias, elas nos ajudam a contemplar o sagrado. E esse foi um dos temas em nosso “Minuto de oração ”com Pe. Vagner Simino que é brasileiro e mora na Itália. Ele nos falou sobre a Santa Casa de Loreto e algumas curiosidades e hábitos dos italianos católicos. Terminamos com um lindo momento de oração. Como a Santa Casa de Loreto foi um tema muito comentado, decidimos criar um texto, aqui em nosso blog, falando dos vários estudos e até polêmicas envolvendo a Casa. Vale a pena conferir!

Outro momento de emoção e bastante tocante foi terço rezado pelo Papa Francisco na frente da Gruta de Nossa senhora de Lourdes, nos jardins do Vaticano. Quem acompanhou essa transmissão conosco pelo Facebook, se emocionou muito.

Falando em Vaticano…. e se a gente pudesse conversar com alguém que tem notícias sobre o Papa? Foi isso que aconteceu em nossa Live com a jornalista Bianca Fraccalvieri. Ela é jornalista do Vatican News e mora em Roma há mais de 20 anos, ela nos contou dos esforços do Papa Francisco para que todos os fiéis se sentissem acolhidos através de suas missas durante a pandemia. Bianca também nos falou sobre o uso das mídias atuais pelo Vaticano e de como as mensagens repercutem no mundo inteiro. Continuamos a conversar sobre o Vaticano e as maravilhas da Itália com Maria Eduarda Góis. Ela fez seu estágio na rádio Vaticano e nos contou que essa época marcou não apenas sua vida profissional, mas também sua vida pessoal. Essas conversas foram mesmo muito interessantes! E que tal uma pausa saborosa?

Ahhh os sabores da Itália! Hum… chegamos a um dos momentos mais esperados: o da culinária! Peregrinando pelos sabores da Itália, não poderia faltar um prato que nos lembra aconchego e família, então escolhemos a polenta! Larissa Calsavara e o Chef Paulo Gustavo fizeram essa delícia juntos, mas cada um em sua casa! A nossa receita de polenta à gamela foi um sucesso. Além de dar água na boca, quem já fez adorou! Quem assistiu a receita viu que teve música surpresa e até uma dancinha especial. Aqui em nosso blog temos a receita com várias dicas e curiosidades! E se você não assistiu ao vídeo, corre lá pra ver!

Nossas redes sociais ficaram repletas de vídeos e imagens das mais lindas igrejas da Itália. Imagens que nos fizeram muito bem e elevaram nossas almas. E pensando na exuberância dessas imagens, convidamos a artista sacra, Mari Bueno, para um bate-papo sobre as diferenças arquitetônicas das igrejas italianas. Ela nos falou sobre cada período e suas características, vimos o desenvolvimento da arte sacra e sua relação com o próprio desenvolvimento do homem.

Nossa comemoração do Corpus Christi desse ano foi diferente, não pudemos participar da procissão como de costume, mas pudemos acompanhar o relato do Pe. Marcio Fernando que nos contou mais sobre a origem da comemoração do Corpus Christi e de como foi emocionante participar da procissão em Orvieto, na Itália. Vale a pena conferir!

Como todo final de semana, tivemos o nosso Jornal do Peregrino. Preparamos notícias de variados assuntos, mas sempre com o intuito de bem informar. Ahh… já estamos com saudades de Peregrinar de casa pela Itália. E você? Acompanhou nossa série? Conte pra gente nos comentários do que você mais gostou! Agora, estamos nos preparando para Peregrinar de Casa por outro destino. E, eu tenho certeza que você vai adorar! Vem com a gente? Então se prepare que semana que vem começamos a peregrinar por….. (Segunda-feira te contamos!)

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.