Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Peregrinação e Pentecostes

De Dentro Geral, Terra Santa Em 15/05/2018


A solenidade de Pentecostes como já sabemos e lemos hoje na Palavra de Deus, nos recorda a vinda do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, sobre os Apóstolos reunidos em oração no Cenáculo, junto com Maria, a Mãe de Jesus.

Três aspectos nos tocam de maneira profunda com a celebração de Pentecostes: o Espírito torna os discípulos capazes de falar a todos; no Espírito, as diferenças não entram em conflito, mas reconduz à unidade; enfim, o Espírito, acompanha a comunidade dos discípulos a uma compreensão no hoje da Palavra, permitindo assim, anunciar ao homem do nosso tempo, o Cristo de sempre: ”Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos 1, 4–8).

 

Revivendo a experiência de Pentecostes no Cenáculo de Jerusalém

Conforme a tradição, o Cenáculo é o lugar onde Jesus e os discípulos celebraram a “Última Ceia”: “Desejei ardentemente comer convosco esta ceia pascal, antes de sofrer” (Lc 24,15). De fato, a palavra Cenáculo deriva do latim “Coenaculum”, que significa, lugar onde se faz a ceia. Ainda de acordo com a tradição, o Cenáculo pode ser identificado como um dos lugares onde Jesus apareceu ressuscitado à comunidade dos discípulos, como nos mostra Jo 20, 24-29, quando Jesus apareceu a Tomé. Foi lá no Cenáculo, que Ele apareceu e alegrou o coração dos discípulos, enchendo-os de paz. Paz que põe fim ao conflito, gerando alegria e coragem. Clique para ler mais sobre o Cenáculo.

 

 

Do Cenáculo para o mundo

Desta forma, para nós cristãos, o Cenáculo de Jerusalém, muito mais do que um ponto turístico, é um ponto de referência para a nossa fé. Foi ali que a Igreja nasceu sob o impulso do Espírito, e depois se espalhou para o mundo inteiro. Por isso, durante uma peregrinação por Jerusalém você tem a oportunidade de adentrar o Cenáculo e conhecer um pouco a história desse lugar. Por exemplo, a arquitetura que se pode ver hoje no Cenáculo é resultado da reestruturação realizada pelos cruzados depois que ele foi destruído pelos persas no ano 614. Atualmente a estrutura é composta por dois andares: no primeiro está o túmulo de Davi e no segundo, está a sala chamada Cenáculo.

 

 

Um novo Pentecostes

Peregrinar e adentrar o Cenáculo de Jerusalém é um convite a orar e a experimentar um novo e autêntico Pentecostes. Para isso, sua oração é fundamental, para que você se sinta revitalizado na mente, no espírito e no corpo, crendo que, novamente, o Espírito Santo desce sobre você e todos nós, peregrinos. Peçamos: Acendei em nós, Senhor, o fogo do vosso amor.

 
Fonte:

  • Bíblia Sagrada
  • Ariel Finguerman: A terra Santa do Peregrino.
  • Laurentino Gomes e Osmar Ludovico: o caminho do peregrino.

 



Embarque para a Terra Santa!


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

Compartilhe!

Posts Relacionados

2 Comentários

  • Eunice pires da conceiçao 2 ANOS AGO

    👸🌻🍃Bom dia Obrigado pelo convite agora não e possível ,se Deus permitir ele vai prepara para essa viagem ,busco ser mesmo nas minha pequenez uma irmã em Cristo ,temos os círculos bíblicos e o mais importante é nos confraternizar ,eu estou devido o tempo que vivemos ser dentro da minha moradia uma igreja doméstica coloco-me em oração e fico na esperança de um dia estar face a face com Deus ,mais peço a Deus que me de força para continuar firme na fé, pois sempre estou sofrendo incompriençao das minhas filhas que sempre me ofendem e tambem me tratam com indiferença, por mais que você queira ser útil ,nunca é o suficiente então entreguei para Deus e entregaria a minha vida para Deus para sair fora desse sistema demagogo e cruel ,mais em gratidão a Deus vou levando com fé esperança e amor! 🌷🙌

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.