Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Os Desertos da Terra Santa

De Dentro Terra Santa Em 13/01/2020


Os principais desertos citados nas Sagradas Escrituras localizam-se no Sul e no Oriente de Israel, dentre eles o deserto do Sinai, da Judéia, de Neguiev e de Jericó. Agrupam-se os primeiros na Península do Sinai. Os outros, encontram-se nas outras regiões do país. Veremos, pois, como o povo de Deus conviveu com essas inóspitas áreas.

I – DESERTO DO SINAI

A Península do Sinai, uma fronteira no norte do Egito entre o continente africano e o continente asiático, é um território mágico e lendário, fascinante pelos cenários extraordinários que oferece, mas também por sua carga espiritual. De acordo com a tradição, de fato, as montanhas da Península do Sinai se tornaram o cenário da aventura bíblica do Êxodo e o local onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos: mesmo para os não-crentes, esta é uma terra cuja sacralidade é fortemente percebida. Não deixe de visitar o Mosteiro de Santa Catarina, o mais antigo reduto cristão construído há mais de 1.500 anos e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Resistente e mágico, o deserto do Sinai é um destino que ensina o valor da paciência e do silêncio, onde a natureza se manifesta em toda a sua força e magnificência. Nesse lugar, recebeu Israel a lei de Moisés.

II – DESERTO DA JUDÉIA

O deserto da Judéia está localizado a leste de Jerusalém e desce ao Mar Morto.
Em muitos períodos da história antiga, o deserto da Judéia era um importante local de refúgio. Davi se escondeu do rei Saul (1 Sam. 26: 1–3). Jesus jejuou ali quarenta dias e quarenta noites (Mateus 4: 1–11; Marcos 1: 12–13). Visto que aqueles que viajavam sozinhos nesta área eram presas fáceis, Jesus pôs a parábola do bom samaritano na estrada que vai de Jerusalém a Jericó pelo deserto da Judéia (Lucas 10: 25–37).

III –DESERTO DE NEGUEV

Israel é uma nação pequena e 62% do seu território é composto pelo deserto de Neguev. Este deserto tem uma cor vermelha brilhante e é caracterizado por formações rochosas espetaculares. Seus visitantes poderão explorar sua imensidão inexplorada – silenciosa e majestosa. Além disso, o deserto está cheio de vestígios de civilizações antigas (como suas colheitas) e sítios arqueológicos. O Neguev oferece o cenário perfeito para conhecer as tribos beduínas ou o povo do deserto.

IV – DESERTO DE JERICÓ

O deserto de Jericó fica no território benjamita. Esse desolado território forma um longo desfiladeiro rochoso com cerca de 15 quilômetros que desce de Jerusalém a Jericó. Nessa área, há mui¬tas cavernas, nas quais escondem-se malfeitores. Essa região serviu de cenário para a Parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus Cristo.

Fonte:

Le meraviglie del deserto del Negev, dove l’uomo doma la natura

Viaggio nel deserto – Sinai ispirazionale

Por Prof. Delci Filho

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.