Blog Sacratour
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

O Sagrado Coração de Jesus

De Dentro Geral, Terra Santa Em 05/06/2018


A solenidade do Sagrado Coração de Jesus possui uma data que sempre varia porque é celebrada na sexta-feira após o Corpus Christi. Foi a mística francesa Santa Margarida Maria Alacoque – a mensageira do culto, que em 1856, o Papa Pio IX, estendeu para toda a Igreja Católica.

 

Significado da festa

Com o culto ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja quer honrar o Coração de Cristo, um dos órgãos que simbolizam a sua humanidade, que por íntima união com a Divindade pode ser amado e adorado.

 

Quando nasceu esta devoção?

Já praticada na antiguidade cristã e na Idade Média, o culto se difundiu no século XVII com a obra de São João Eudes (1601-1680) e sobretudo por Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), uma freira francesa, da Ordem da Visitação, que viveu com simplicidade e mística a sua experiência religiosa. Ela teve numerosas manifestações místicas, dentre estas, quatro revelações principais, que contribuíram para o nascimento da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

 

Visões místicas de Santa Margarida Maria Alacoque

A primeira visão ocorreu em 27 de dezembro de 1673. Jesus lhe apareceu e ela sentiu-se toda investida da divina presença. Jesus a convidou a assentar-se no lugar que São João Evangelista tinha ocupado durante a Última Ceia e lhe disse: “O meu divino Coração está inflamado de amor pelos homens, que não podendo conter em si mesmo as chamas de sua ardente caridade, é necessário que se expanda. Eu te escolhi para cumprir essa grande tarefa, para que tudo seja feito por mim”.

Em 1675, Margarida Maria Alacoque, recebeu a quarta visão mística, durante a Oitava de Corpus Christi e Jesus lhe disse que se sentia ferido pela irreverência dos fieis e pelos sacrilégios dos ímpios. E pediu que na sexta-feira depois de Corpus Christi, lhe fosse dedicada uma festa particular para honrar o seu Coração e com Comunhão, para reparar as ofensas por Ele recebidas.

A festa do Sagrado Coração foi celebrada pela primeira vez na França, provavelmente em 1685. Essa devoção se espalhou pelo mundo católico e em todas as partes surgiram capelas, oratórios, igrejas, basílicas e santuários dedicados ao Sagrado Coração de Jesus.

 

As 12 promessas

Em suas aparições para Santa Margarida Maria Alacoque, Jesus deixou doze promessas para quem participasse das comunhões das primeiras sextas-feiras do mês: receber as graças necessárias para a vida, paz nas famílias, benção aos lares onde estiver exposto o Sagrado Coração, consolo nas horas de dificuldade, refúgio na vida e na hora da morte, misericórdia para os pecadores, fervor, poder aos sacerdotes para tocar os corações, registro do nome dos devotos no Sagrado Coração e graça da penitência final.

Foto: Reprodução site Catedral Londrina


 

No coração de Londrina, o Sagrado Coração de Jesus

Na história de Londrina, fundada na década de 1930, temos como marco a criação da Paróquia de Londrina em 03 de março de 1934 pelo então Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Taddei, declarando como patrono da comunidade o Sagrado Coração de Jesus. Naquele lugar, o coração de Londrina, hoje temos a Catedral Metropolitana de Londrina, atualmente, chamada de “A Catedral do Coração”, por isso, podemos afirmar que no coração de Londrina está o Sagrado Coração de Jesus, que fora do peito simboliza um grito do amor de Deus pelo seu povo. Amor levado ao extremo por Jesus (cf. Jo 13,1). E por isso Ele deu a sua vida pela salvação da humanidade (cf. Jo 15,13). Trata-se de um amor pessoal, único e incondicional. É um convite para entrar no Coração amoroso de Jesus e encontrar o repouso para a alma. Por isso, Ele disse: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mateus 11, 29).

 

A diocesaneidade da SacraTour

Nossa empresa – que é londrinense, cujos alguns dos valores são: a fé em Deus, a integridade e respeito às pessoas, desde o início contribui para o entusiasmo na caminhada de cada peregrino em direção ao fortalecimento de sua fé. Com este compromisso de estar em sintonia com os projetos e as causas da diocese, nós vivenciamos nossa diocesaneidade dia após dia em nossas viagens religiosas. Com o pertencimento, envolvimento e empenho, a SacraTour e o peregrinos que estão conosco, movemo-nos para uma posição cada vez mais próxima – e especial – em direção ao Coração de Jesus.

 
 
Fonte:

 



Conheça nossos roteiros de viagens religiosas


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: contato@sacratour.com.br ou pelo whats app!

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.