Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Nas pegadas de Jesus em Nazaré

De Dentro Geral, Terra Santa Em 07/07/2018


O evangelho deste final de semana causa estupor no povo. Estupor, no povo de Israel que vê o pequeno Jesus retornar como um Profeta depois de sua experiência em Cafarnaum, conforme nos apresenta Marcos 6,1-6.

O mistério de Jesus na Galileia termina com a refutação por parte dos seus conterrâneos. O estupor diante da sabedoria e dos milagres de Jesus, que eles acreditavam conhecer bem, levou os habitantes de Nazaré a perguntar-se: “De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?” (Mc 6,2). E o próprio Jesus ficou surpreso diante da incredulidade de sua gente, ficando desarmado e incapaz de realizar milagres (Cf Mc 6,5).

O ensinamento central deste evangelho pode ser resumido no fato de que é necessário abrir os olhos e o coração para reconhecer o enviado de Deus, que pode ser um vizinho, um doente, um amigo, o nosso próximo, porque o encontro com o outro pode ser um momento de graça se o nosso coração estiver aberto e disponível. Para manifestar-se, verdadeiramente, Deus necessita da ajuda das pessoas: Profetas como Jesus.

Gruta da Anunciação, em Nazaré – Israel.


 
 

A cidade de Nazaré

A cidade de Nazaré está situada no norte de Israel, na Galileia, sendo importante para a cultura cristã, porque nela Jesus nasceu e cresceu. A população é multiétnica e ali convivem muçulmanos, cristãos e hebreus. Além do aspecto religioso, Nazaré, é uma cidade característica do Oriente Médio, as suas ruas, o mercado, a arquitetura, a transformam em uma etapa interessante para uma peregrinação a Israel, porque se trata de uma cidade de religião, de fé, de espiritualidade e de santidade.

Em Nazaré se pode apreciar a produção dos produtos típicos dos produtos orientais. A produção local é de alto nível. O mercado na área antiga exala o perfume das especiarias, as cores, os tecidos e o artesanato local também merecem ser visitados.

 

O berço do Cristianismo

A dois mil anos atrás, Nazaré era uma pequena vila. No período bizantino, alguns séculos depois, transformou-se em uma fortaleza do cristianismo. Durante esse período, o nome de Nazaré se difundiu amplamente, despertando nas pessoas o desejo de visitar os lugares onde viveu Maria e Jesus, transformando a cidade em um lugar importante de peregrinação. Estas visitas levaram à construção da primeira igreja da cidade: a Basílica da Anunciação, sobre o lugar onde havia a casa de José e Maria.


 

Basílica da Anunciação

Importante para o catolicismo, a Basílica da Anunciação, de acordo com a tradição cristã, marca o lugar onde o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela conceberia um filho graças ao poder do Espírito Santo. A basílica atual foi reconstruída nos anos 60, e puseram à luz os restos das igrejas precedentes da época bizantina, das Cruzadas e da época primitiva. Nas escavações foram encontrados objetos preciosos, como móveis, capiteis e colunas que hoje são guardadas no museu franciscano.

 

A cidade antiga

Fazer uma peregrinação a Nazaré é como reviver os vários períodos históricos. Cada época histórica deixou para trás um patrimônio que na época moderna transformou a cidade em um lugar turístico muito apreciado pelos visitantes e peregrinos. Na cidade antiga, de fato, estão presentes muitas igrejas antigas, como a Igreja da Anunciação.

Ao lado dessa igreja, encontra-se a Igreja de São José, construída sobre as ruinas dos edifícios agrícolas, onde segundo a tradição, José, o esposo de Maria, tinha a sua carpintaria. Outro ponto importante para se visitar ao lado da Fonte de Maria é a Igreja greco-ortodoxa da Anunciação, que segundo a tradição, é o lugar da sinagoga na qual Jesus orava.

Nazaré, que por séculos acolhe peregrinos de todas as partes do mundo, espera você que deseja entrar nessa atmosfera de entusiasmo cristão e de sacralidade, presente em todas as nossas peregrinações!


 
Fonte:

  • Lachiesa.it
  • Bíblia Sagrada
  • Ariel Finguerman, A Terra Santa do Peregrino.
  • Nayara Pedrini e Tiago Brunet. Manual do Peregrino na Terra Santa, 2013.

 



Vamos juntos para a Terra Santa?


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.