Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Mar Morto: um lugar que nos enche de vida

De Dentro Geral, Terra Santa Em 17/06/2020


Estamos Peregrinando de Casa pela Terra Santa e não poderíamos deixar de falar de um lugar muito querido pelos nossos peregrinos: o Mar Morto. Além de ser um momento de relax em nossas peregrinações, também é um dos pontos que mais chama a atenção dos turistas do mundo inteiro pela sua singularidade. Situado na fronteira entre a Jordânia e Israel, o Mar Morto reúne turistas do mundo inteiro que buscam seus benefícios milenares.

Além de estar no ponto mais baixo da Terra, a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, as curiosidades deste local são muitas! Começando pelo nome; embora ele seja já tradicionalmente chamado de Mar, na verdade trata-se de um lago. E de onde vem o nome Mar Morto? Este nome foi dado graças à ausência de vida em suas águas. A concentração de sal chega a ser dez vezes maior do que a dos oceanos, poucos seres conseguem sobreviver nelas, somente algumas poucas algas .

Uma foto única

Se você já foi ao mar morto, ou conhece alguém que foi, com certeza você tem ou já viu a foto de alguém se banhando no Mar Morto sem afundar. Essa é uma das atividades mais recreativas e divertidas, tirando a parte da lama que é uma experiência à parte. Nós conseguimos ficar boiando graças ao alto nível de salinidade, 31,5%, enquanto a quantidade média de sal no oceano é de 35g por litro d’água, a do Mar Morto é de 300g. Essa grande concentração salina tem relação com a localização que tem um clima muito seco, por isso a água evapora rapidamente o que faz com que em suas águas extremamente salgadas fique praticamente impossível alguém afundar.

Ahh…que delícia flutuar naquelas águas! É muito comum que as pessoas fiquem brincando nas águas, já que a sensação de boiar sem o uso das antigas boias que usávamos quando crianças é muito boa! E as fotos são das mais criativas; tem gente que leva revista e livros e finge que está lendo, outros fingem que estão dormindo. É um lugar para deixar a criatividade ganhar espaço!

Uma máscara agradável

Lembra que eu falei da lama? Outro ponto bastante comum é vermos as pessoas besuntadas com a lama do Mar Morto. Isso porque, a lama encontrada no Mar Morto possui argila em alta quantidade de enxofre, que é um mineral responsável pelo rejuvenescimento da pele.

A lama pode ser espalhada por todo o corpo para limpar e hidratar a pele. A fama dos benefícios da lama no mundo dos cosméticos é tanta que uma parte da Jordânia tem desenvolvido um turismo inteiramente relacionado a tratamentos de beleza e saúde, incluindo uma série de spas e hotéis especializados.

Falando em beleza, é do Mar Morto que surgem os cosméticos mundialmente famosos por seus benefícios. Os laboratórios que trabalham com a matéria prima advinda do Mar Morto, produzem uma imensidade de produtos que têm grande fama pela sua eficácia. Eis uma máscara fácil de aplicar e que vale a pena experimentar!

Respire fundo

Quando estiver no Mar Morto respire fundo! Talvez você já tenha sentindo, ou ainda vai sentir, uma diferença no ar do Mar Morto! Isso mesmo, tudo se deve a alta pressão barométrica, ou seja, ele é mais rico em oxigênio. O ar seco e livre de ácaros que encontramos na região do Mar Morto fez com que o lugar ficasse conhecido como um refúgio para quem tem problemas respiratórios e doenças crônicas. Os benefícios advindos do Mar Morto são muitos e com o passar dos anos, estudos comprovam que são cada vez maiores, isso se deve a combinação única que reúne condições climáticas ideais e elementos necessários para tratamentos naturais.

Um Mar Morto, mas com água muito viva

Esqueça o que o nome Mar Morto possa representar de negativo e pense numa realidade que não tem nada de morta, mas sim de muita vida! É assim com a água do Mar Morto! Ela é riquíssima em sais minerais, cloreto de magnésio, potássio, sódio, bromo, iodo, cálcio e enxofre. E você sabe em que esses elementos podem nos ajudar?

Eles são responsáveis pela desintoxicação, pela estimulação do metabolismo, equilibram os níveis de pH e ainda são capazes de aumentar a proteção das camadas da pele, reduzir inchaço e podem regular o equilíbrio de água do corpo. Toda essa imensidade de benefícios explica o interesse do ramo dos cosméticos e também dos turistas. Afinal, quem não quer mergulhar no que parece ser a fonte da juventude?

Além dos benefícios físicos

Embora a fama do Mar Morto possa estar bastante relacionada aos cuidados do corpo, também devemos nos lembrar do significado espiritual que circunda o local. O Mar Morto tem uma importância espiritual para os cristãos. Seria este local onde Deus falou em primeiro lugar com o homem, já que estamos em Terras Santas.

Na Bíblia, encontramos referências ao Mar Morto nos livros do Antigo Testamento, em Gênesis 14,3, Josué 3,16 e Deuteronômio 3,17. Além disso, a cidade de Jericó que fica ao Norte do Mar Morto também é bastante citada nas passagens bíblicas, o que faz com que nos lembremos que estamos num solo sagrado, ou seja, estamos cuidamos tanto corpo como da alma.

O seu mergulho

Dessa forma terminamos nosso “mergulho” nas águas do Mar Morto, mas com uma pequena dúvida: Dizem que a sensação de entrar nas águas do Mar Morto é indescritível. E queremos saber: Você já foi ao Mar Morto com a SacraTour? Use os comentários para nos contar como foi sua experiência! Se você ainda não foi, não tem problema, tente imaginar como será!

Compartilhe!

Posts Relacionados

1 comentário

  • Renata de Paula 4 SEMANAS AGO

    Entrar no mar morto foi uma das coisas mais legais que eu já fiz. A gente parece criança brincando com a lama e fazendo várias poses na água. Até quem tem medo do mar acaba entrando! Émuito legal!!!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.