Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Lourdes e seu santuário

De Dentro Geral, Santuários Marianos Em 09/02/2018


Entre o 11 de fevereiro e o 16 de julho de 1858, uma camponesa de 14 anos, Bernadette Soubirous, afirmou ter assistido a 18 aparições de Nossa Senhora. Durante uma destas, a nona aparição, em fevereiro, a Virgem Maria disse a Bernadette: “Vai beber da fonte e lava-te”! A jovem, inicialmente encontrou no lugar indicado somente um pouco de água e lama, que em pouco tempo, porém, se transformou em uma fonte potável, que até hoje alimenta todos os pontos de distribuição: as fontes, as piscinas e o Caminho da Água.


O santuário possui diversos lugares de oração: a gruta de Massabielle, onde apareceu Nossa Senhora e que no fundo da gruta está a fonte milagrosa. Na rocha sobre a gruta foi construída em 1871 a Basílica da Imaculada Conceição, ou Basílica Superior, como é conhecida, e está unida à Basílica Inferior, que comporta até quatro mil pessoas.


Outro lugar de peregrinação é a Basílica subterrânea, que pode abrigar ate 25 mil pessoas, por ocasião das missas internacionais, onde peregrinos das mais variadas dioceses do mundo se encontram para celebrar a Eucaristia.

 

O caminho da Água

A peregrinação a Lourdes é ligada estreitamente à questão da água, considerada para muitos como milagrosa. Há fontes para beber e para recolher água para levar para casa; as piscinas onde se mergulham os enfermos, ajudados pelos milhares de voluntários e o Caminho da Água, constituído por nove estações, cada uma com um nome bíblico, durante as quais, o peregrino é convidado a banhar-se nas águas do rio Gave, que atravessa a área do Santuário.


 

Procissão das velas

A procissão das velas é um dos momentos mais populares em Lourdes. Os peregrinos se reúnem com faixas e banners aos demais fiéis, vindos de todo o mundo para cantar o “Ave Maria de Lourdes”. Durante a procissão, rezam o terço e repetem frases em várias línguas que orientam a oração. Também os cantos e o “Ave Maria, se escutam em diversas línguas. Essa procissão acontece todas as noites e cada peregrino leva as intenções que tem no coração, e a oração une a todos com a Virgem Maria. São peregrinos de todas as nações, povos e línguas, reunidos em assembleia orante, como os discípulos no Cenáculo depois da Ascensão de Cristo.


 

Nos passos de Bernadette

É possível ainda visitar os lugares onde viveu Bernadette: a sua casa natal, o Moinho de Boly, a antiga casa do pai de Bernadette, o Moinho Lacade e o Cachot, uma velha prisão de 16 metros quadrados, onde a família Soubirous vivia em extrema miséria quando teve início as aparições.


 

Que tal fazer esta caminhada pelos passos de Bernadette à gruta e santuários juntos? Assim, sentiremos no coração a mensagem de Lourdes: oração e penitência.


Santa Maria, mãe dos peregrinos, Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.

 
 
Fontes:

 



Visite o Santuário de Lourdes!


Nós temos condições especiais pra você, entre em contato com a gente: [email protected] ou pelo whats app!

Compartilhe!

Posts Relacionados

2 Comentários

  • Elias 2 ANOS AGO

    Adorei muito as fotos do vídeo si fose eu tiro as fotos sem para a cabo todo chip

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.