Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Jericó: a cidade com incrível significado espiritual

De Dentro Geral Em 09/04/2021


Existe uma cidade muito importante em nossas peregrinações pela Terra Santa. E essa cidade é Jericó. Você provavelmente vai se lembrar de Jericó pelas passagens bíblicas, e não é por acaso! A cidade é mencionada mais de 70 vezes na Bíblia. Por toda a sua importância, neste post vamos tratar do significado espiritual de Jericó e suas muitas curiosidades. Afinal, você sabia que….

Jericó é a cidade mais antiga do mundo

Jericó em vista noturna
Vista noturna da cidade de Jericó – Palestina.

Isso mesmo! Estima-se que os primeiros habitantes de Jericó tenham chegado no ano de 9600 a.C. O fato da cidade ainda hoje ser habitada faz com que Jericó seja considerada a cidade mais antiga do mundo.

Hoje, a cidade abriga cerca de 20 mil habitantes e devido a sua importância bíblica, tornou-se caminho fundamental para aqueles que peregrinam pela Terra Santa. Jericó tem imenso significado espiritual. Vamos saber mais sobre a relevância de Jericó:

O que significa Jericó na Bíblia?

Jericó é citada inúmeras vezes na Bíblia, no Velho Testamento é lembrada como a cidade das palmeiras e no Novo Testamento aparece nos livros de Marcos, Mateus, Lucas e Hebreus.

Como nos é dito pelo evangelho de São Marcos, Jericó foi cenário de milagres feitos por Jesus:

“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão.
Eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça?
Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos.
Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram.”
( Mateus 20, 28-34)

Jericó  foi a cidade de vários milagres
O milagre dos cegos em Jericó

Jesus Cristo esteve em Jericó

Ao passar pelo deserto, Jesus entra em uma zona de sombras, de provas, porque o deserto é terra de provas e de tentações. Jesus está caminhando sobre as pegadas deixadas pelos enviados por Deus. Ele revive toda a história de Israel, que uma vez liberado da escravidão, no Egito, foi posto à prova no deserto para ver a capacidade de permanecer fiel à Aliança. Desse modo, Jesus sabe que deve preparar-se para aquela que será a prova, a luta cotidiana até a morte.

Deserto de Jericó
Deserto em Jericó

Ele permanece no deserto por quarenta dias e é continuamente tentado por Satanás. A sua luta é corpo a corpo; é uma luta interior por meio da qual deve aprender a obediência de Filho.

Deserto de Jericó
Deserto de Jericó

E, para isso, Ele se esvazia de si mesmo e se rebaixa para fazer a vontade do Pai. Neste sentido, o deserto se transforma em um lugar de experiência, de silêncio, de escuta e de escolhas.

O Monte das Tentações

Monte das tentações em Jericó

As tentações aconteceram no deserto de Judá, um lugar que a tradição identifica com Jebel Garantal, o Monte da Quarentena, que se eleva sobre a planície de Jericó.

Mapa de Jericó
Mapa indicando a localização de Jericó

Jericó é mencionada no Antigo Testamento, no livro de Josué ao capítulo 6, como a cidade sitiada pelos israelitas, que depois destroem suas muralhas ao som das trombetas e com a ajuda de Deus.

Sobre o Monte de Jebel Qarantal, os evangelhos sinóticos colocam um momento especial da vida de Jesus, quando imediatamente depois do seu Batismo, Ele se retirou por quarenta dias e quarenta noites a jejuar no deserto. E neste período, Jesus foi tentado três vezes por Satanás. As tentações tendiam a fazer com que Jesus colocasse em segundo plano o primado de Deus para substituí-lo pelos prazeres da carne.

Em Mateus, temos descrita a passagem e a ida de Satanás “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” (Mateus 4,10-11)

O Mosteiro Greco-ortodoxo das Tentações

Segundo a tradição, Jesus foi tentado pelo diabo, existe desde 1895, sobre precedentes construções bizantinas e cruzadas, o Mosteiro grego-ortodoxo das Tentações, cravado nas rochas. Desta forma, pode-se dizer que o Monte das Tentações e o Mosteiro, contêm a gruta onde Jesus consagrou a primeira Quaresma do Novo Testamento.

O encontro de Jesus com Zaqueu

No centro da cidade de Jericó está a árvore do sicômoro que é uma das mais antigas da Terra Santa, sendo conhecida também como a “árvore de Zaqueu”.

Esta árvore é bastante emblemática e nos remete ao encontro de Jesus com Zaqueu.

Sicômoro em Jericó
Sicômoro em Jericó

No capítulo 19 do Evangelho de São Lucas, vemos esse encontro emblemático. Zaqueu era um coletor de impostos e era odiado pelos judeus pela sua crueldade. Mas ele já tinha ouvido as palavras de Jesus e queria muito vê-lo quando soube de Sua passagem pela cidade.

Por ser um homem baixinho, subiu no topo de uma árvore para que pudesse avistar Jesus enquanto ele passava por Jericó. No evangelho de São Lucas vemos a resposta de Jesus à Zaqueu:

“E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.” (Lucas 19, 5)

Encontro de Zaqueu com Jesus em Jericó
Encontro de Zaqueu com Jesus

Muitos de nós também buscamos Jesus e não mediríamos esforços para vê-lo ou ouvi-lo, assim como fez Zaqueu. A árvore que Zaqueu subiu serve como um símbolo dos esforços e da vontade que ele teve de estar mais perto de Jesus e seguir Seus ensinamentos.

Hoje, o sicômoro que encontramos em Jericó é símbolo dessa busca e da vontade do homem em seguir e se esforçar para alcançar os desígnios do Pai. Nós também devemos nos esforçar para estarmos mais próximos Dele. Afinal, quais caminhos não percorreríamos e quais árvores não subiríamos para ficar mais perto de Jesus ?!

Existem ainda algumas curiosidades muito especiais sobre a cidade de Jericó. Como, por exemplo, o fruto deliciosa que lá encontramos:

Jericó: a cidade das tâmaras

Parece que estamos diante das nossas populares palmeiras, mas em verdade são as tamareiras, árvores comuns em Jericó e que produzem o delicioso fruto da tâmara.

Tâmaras da Terra Santa

Mas como essa fruta tão saborosa cresce no deserto?

Tamareiras no deserto

Uma das peculiaridades da tamareira é o fato dela precisar de muito sol. Muitas árvores não aguentariam se fossem plantadas no deserto, mas a tamareira busca a água para se nutrir nas profundezas do solo desérticos.

Plantação em pleno deserto

E quem poderia imaginar que em meio ao deserto poderíamos colher esse fruto tão doce e saboroso, não é mesmo?

Tâmaras da Terra Santa

As tâmaras da Terra Santa

É pensando na renovação da e no encontro com Deus, que muitas pessoas buscam fazer peregrinações à Terra Santa. Se você já provou alguma tâmara trazida da Terra Santa, ou mesmo quando esteve lá, sabe que elas são extremamente saborosas e doces.

Além disso, as tâmaras são muito comuns na Terra Santa . Ou seja, isso também faz com que sejam boas escolhas para presentes. No nosso texto sobre As pedras dos peregrinos falamos sobre o significado do que trazemos da Terra Santa.

O mel citado na Bíblia

A tâmara é uma iguaria bastante popular no Oriente. Ademais, a tâmara é um termo recorrente na Bíblia. A palavra tâmara aparece por mais de doze vezes, o que mostra que a árvore era bastante comum também na época de Jesus.

Além do mais, uma curiosidade é que quando encontramos referências bíblicas sobre mel, na verdade, não se trata do mel de abelha, mas do mel das tâmaras.

Isso se deve ao fato de que apenas no final do século XIX se iniciou a produção de mel de abelhas nas terras de Israel. Podemos encontrara diversas citações bíblicas referentes ao mel :

A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.” (Êxodo 3, 33)

A tâmara e seu mel são exemplos de frutificações da Terra Santa. Além da popularidade das tamareiras, o mais importante e que frutificou verdadeiramente em toda Jericó foram as palavras e os ensinamentos de Jesus. Por isso, nosso intuito é que esse doce sabor das tâmaras possa nos fazer lembrar da doçura do amor de Jesus que sempre frutificará em nós mesmo nos mais áridos desertos .

Compartilhe!

2 Comentários

  • Marlene. 2 MESES AGO

    Amei rever .não vejo a hora de podermos peregrinaçãom

    Responder
    • Equipe Sacratour 2 MESES AGO

      Quem bom, Marlene! Nós, da SacraTour, também estamos ansiosos por esse momento!

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.