Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Fátima e sua vocação mariana

De Dentro Geral, Santuários Marianos Em 07/09/2017


“Com Maria, peregrino na esperança e na paz!” Papa Francisco


 

Maria, nossa mãe, em sua mansidão e infinita bondade revela-se a nós em diversos momentos da nossa vida cristã. Em alguns, especialmente, fez questão de mostrar sua doce face e, até mesmo, pronunciar algumas palavras. Foi assim na cidade portuguesa na Serra de Aire, pertencente ao Distrito de Santarém. A fama mundial de Fátima deve-se ao relato das aparições da Virgem Maria reportadas por três pastorinhos desde 13 de maio até 13 de outubro de 1917.


 

Um pouco da história

Fátima era o nome da filha do profeta Maomé e, por isso, um nome bastante comum entre as mulheres muçulmanas. A origem da cidade de Fátima remonta à época da Reconquista, ou seja, o período de ocupação de parte do território português atual pelos muçulmanos durante a Idade Média. Segundo uma antiga tradição do século XII, uma jovem nobre muçulmana chamada Fátima, depois de ser batizada cristã casou-se com um nobre português chamado Dom Gonçalo Hermingués, porém morreu ainda jovem. O nobre, inconsolável em sua dor, abandonou as armas e se fez monge na abadia cisterciense de Alcobaça, até hoje meta dos turistas, onde conseguiu sepultar os restos mortais da esposa tão amada. Depois de poucos anos, a abadia fundou um mosteiro a poucos quilômetros do local e para ele enviou Dom Gonçalo como seu superior. Mais uma vez foi concedido ao ex-líder guerreiro que não se separasse dos restos de Fátima, que foram depositados na nova igreja da localidade, até então um local ermo, e que agora recebeu o nome daquela que, nascida muçulmana, havia se tornado uma exemplar esposa cristã. O mosteiro, depois de muito tempo, desapareceu, mas até hoje está de pé a pequena igreja, dedicada a Nossa Senhora, onde teria sido enterrado o corpo de Fátima. Conta-se que na cidade já existia uma “vocação mariana” bem determinada, uma vez que em diversos acontecimentos históricos, como na invasão espanhola, foi pedida a intercessão da Mãe. E alguns anos depois, aparece Maria!

As aparições em Fátima ocorreram num momento muito grave da história. A Europa estava devastada pela Primeira Guerra Mundial, na Rússia os bolcheviques preparavam-se para tomar o poder e implantar o primeiro regime comunista ateu e, em Portugal, o governo republicano tinha posturas anticlericais. A Virgem aparece aos pequenos pastores e pede que sejam feitas orações incessantes pela conversão dos pecadores. A mensagem ali transmitida pela própria Mãe de Deus não se limita a um povo, a um nação, a alguma categoria social ou a uma forma de organização política; ela destina-se a todos.


 

Conhecer pessoalmente a cidade de Fátima nos traz o verdadeiro entendimento da importância de Nossa Senhora, não é mesmo? Conheça mais sobre a peregrinação em Fátima assistindo o vídeo abaixo:

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.