Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

Da Sagrada Família à família

De Dentro Geral, Santuários Marianos, Terra Santa Em 30/12/2017


Dia 31 de Dezembro se comemora o Dia da Sagrada Família

 

Interior da Basílica Sagrada Família, em Barcelona.

Interior da Basílica Sagrada Família, em Barcelona.

A Sagrada Família é aquela na qual nasceu e cresceu Jesus e é formada por Jesus, Maria e José. Como o nome deixa claro, a Sagrada Família é santa e única ao mesmo tempo. Santa, porque cada seu componente é santo: o Menino é santo por natureza; a Mãe é santa por privilégio, e José é justo por graça.

A Igreja apresenta hoje a Família de Nazaré e a família cristã como seu reflexo. Na sua singularidade, a família de Jesus se apresenta como “um verdadeiro modelo de vida”, com suas virtudes e seu amor. Usando nossa criatividade, não é difícil pensar a casa de Nazaré como uma escola onde se inicia a compreender a vida de Jesus, isto é, a escola do Evangelho – como dizia o Papa Paulo VI.

Olhando para a casa de Nazaré, cada um de nós é chamado a aprender, a observar, a meditar e a entrar no significado profundo e misterioso da manifestação do Filho de Deus. Sim, na Família de Nazaré aprendemos o método que nos permite conhecer quem é o Cristo, “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9, 6).

 

Maquete da Basílica Sagrada Família em Barcelona.

Deste modo, na Família de Nazaré é possível observar o quadro da permanência de Jesus em nosso meio, ou seja, os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem e tudo aquilo do que Ele se serviu para se manifestar ao mundo. Na Família de Nazaré tudo tem uma voz e um significado. Nesta escola, somos ajudados a compreender o quão necessário é ter uma disciplina espiritual para seguir o Evangelho e tornarmo-nos discípulos de Jesus. Por isso, cada família, enquanto núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial, é chamada a olhar com atenção para a Família de Nazaré, fonte de tantos e luminosos exemplos. Ela é uma autêntica mestra de vida, nos faça recordar o que é a comunhão do amor, a sacralidade inviolável da família e a preciosidade da educação dos filhos na lei de Deus.

Você sabia que fazer uma peregrinação pela Terra Santa (clique para entender o que é a Terra Santa) pode te fazer vivenciar pessoalmente a fé nos locais sagrados por onde Jesus passou? É como “tocar a realidade com a sua espiritualidade” – definiu o Padre Vagner Simino (Curitiba, PR), durante sua visita a Igreja da Anunciação (Nazaré) em sua peregrinação pela Terra Santa. Clique ler o relato completo dele no Blog Em Busca do Sagrado, O Ressoar de Deus na Terra Santa. Além da Terra Santa, em outros de nossos roteiros, o de Santuários Marianos pela Europa, o peregrino também pode conhecer pessoalmente a Basílica Sagrada Família, em Barcelona, assinado por Antoni Gaudí. Uma obra ainda em construção que nos revela muita arte e devoção a Sagrada Família. Certamente, uma parada obrigatória na viagem de todo peregrino!

 

Foto de Ped Daude, divulgação

Como seria bom para cada um de nós entrarmos na escola de Nazaré, perto de Maria, para recomeçarmos a aprender a importância do silêncio, a ter bons pensamentos e a ouvir as inspirações de Deus, não somente durante as peregrinações, mas em todos os momentos. Aprendendo ainda a verdadeira ciência da vida e a sabedoria das verdades divinas. Na celebração de hoje e em todos os dias, oremos à Sagrada Família de Nazaré para que em nossas famílias floresçam as mesmas virtudes e o mesmo amor através do qual se possa viver na harmonia e na paz que vem de Deus.

Próximos da Sagrada Família, na Basílica Sagrada Família em Barcelona


 
Fontes:

  • www.santiebeati.it › Sezione Celebrazioni del Signore
  • maranatha.it. Liturgia della Sacra Famiglia.
Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.