Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

4 CURIOSIDADES RELIGIOSAS DE PORTUGAL

De Dentro Geral, Notícias Em 23/10/2019


O famoso Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal é procurado por peregrinos de todas as partes do mundo. Mas, você sabia que Portugal é repleto de locais religiosos fora o Santuário de Nossa Senhora de Fátima? confira 4 curiosidades religiosas em Portugal…

1) Nossa Senhora de Nazaré

Nazaré é uma cidadezinha sobre a costa oceânica portuguesa, cuja população em grande parte é formada por pescadores. A região é conhecida pelo balneário turístico com suas praias de areias finas e as vestes pitorescas usadas por homens e mulheres.
Como monumento histórico, possui apenas a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, que se levanta sobre o promontório, chamado Stilo, a 110 metros de altura, que sovrasta a pico as águas do mar. A estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus, que se venera, é segundo a tradição, a mais antiga de Portugal. Essa estátua foi ofertada por São Gerônimo a Santo Agostinho, que por sua vez fez uma doação para o Mosteiro espanhol de Cauliniana. De lá, a imagem foi levada para Nazaré muito antes da formação de Portugal como nação.

Na época das invasões muçulmanas, para preserva-la da profanação, os cristãos a teriam escondido em uma gruta em Pederneira, onde pode ter ficado por quatro séculos até ser encontrada por pastores da região ou mesmo pelo prefeito de Porto de Mós, Fuas Roupinho, quando fazia incursão contra os Mouros e recebeu uma especial proteção de Nossa Senhora ao se livrar de uma morte trágica. Para dar testemunho de sua gratidão a Maria, Roupinho mandou construir a igreja e colocou nela a imagem encontrada na gruta. No século XVII, a igreja foi aumentada e se transformou em um centro de peregrinação para todo o Portugal.

2) O Milagre Eucarístico de Santarém

Milagre Eucarístico de Santarém

O Milagre Eucarístico, em Portugal é datado entre 1247 ou 1266, e está relacionado à intenção de se fazer um malefício, quando uma mulher enciumada infiel decidiu realizar um sortilégio. Para isso, ela roubou uma hóstia consagrada com o objetivo usa-la para seu propósito do mal. Mas a hóstia consagrada começou a sangrar em suas mãos quando estava voltando para casa. Sem saber o que fazer, a mulher depositou a hóstia em uma gaveta, mas esta continuou a sangrar e a emanar uma forte luz, que não era possível esconder.
Mostrando arrependimento, a mulher chamou o pároco, que organizou uma procissão solene e uma cerimônia para devolver à igreja de Santo Estevão a hóstia que não cessava de sangrar. Santarém, conserva ainda hoje em seu Santuário aquela hóstia consagrada, que deu origem ao Milagre Eucarístico, que conferiu também à igreja de Santo Estevão o título de Santuário do Milagre Eucarístico.

3) Casa dos Três Pastorinhos

Casa dos Pastorinhos

Fátima é conhecida mundialmente como a “cidade da paz” e possui um dos santuários de culto mariano mais importante do mundo. Foi entre 1916 e 1917, período da Primeira Guerra Mundial que Nossa Senhora apareceu a três crianças que estavam cuidando de suas ovelhas. Próximo ao santuário está a cidade de Aljustrel, a cidade natal das três crianças. Nessa região se pode ver também as casas onde viveram. Entre Aljustel e Fátima se encontra a Loca do Anjo, onde o Anjo apareceu às crianças para prepara-las para a aparição de Nossa Senhora. A particularidade desses lugares reside no fato de que o segredo e a força da mensagem foram dados a três crianças pobres que estavam na Cova da Iria. Era uma mensagem de paz, de fé e consagração. Os peregrinos, visitando esses lugares, buscam entrar nessa atmosfera procurando justamente essa mensagem e esse conforto. Nesse sentido, vale a pena fazer o caminho dos pastorinhos para viver uma experiência profunda de fé seguindo as suas pegadas.

4) Belmonte

Belmonte é uma vila portuguesa que se sobressai por sua beleza histórica, a preservação da atmosfera medieval e por ser a terra natal de Pedro Álvares de Cabral, navegador português que chegou ao Brasil em 1500.
Esse vilarejo fica no distrito de Castelo Branco, ao pé da Serra da Estrela. Trata-se de um patrimônio monumental e cultural da humanidade.
A Igreja Paroquial de São Tiago abriga a mais antiga imagem de Nossa Senhora da Esperança que remonta ao séc. XIII, relacionando-se com a família de Cabral, de origem Grega, mas que se instalou em Belmonte antes de 1226. A imagem é toda de pedra e pesa cerca de 70 Kg, tendo 1,30m altura; traz, no braço direito, o Menino Jesus e, no braço esquerdo, uma pomba. Parece ser da escola de escultura de João Ruão e teria sido encomendada pela família de Cabral.

Estátua de Pedro Alvares Cabral

Segundo a tradição, na nau capitânia da armada de Pedro Álvares Cabral ia entronizada essa imagem de Nossa Senhora da Esperança, para veneração dos tripulantes, que levavam bem acesa a esperança de encontrar a terra que os fizera entrar na era das grandes navegações.
De acordo com alguns pesquisadores a imagem teria estado no Brasil apenas cerca de 12 dias. Ainda hoje há uma devoção muito intensa à Senhora que esta imagem representa. Todos os anos a Vila de Belmonte celebra com grande regozijo a festa de Nossa Senhora da Esperança no terceiro domingo de setembro.

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.