Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

A paternidade de José

De Dentro Geral Em 19/12/2019


São José é a figura mais bonita de um homem revelado nas Sagradas Escrituras e transmitida pelo cristianismo. Até meados da década de 1900, São José foi reverenciado pelo povo cristão com grande devoção. Em toda boa família católica foi possível encontrar uma figura com os três membros da Sagrada Família, incluindo precisamente o pai “adotivo” de Jesus.

Carpintaria de São José

O período pós-conciliar viu a devoção a São José decair. Com danos consideráveis à vida da fé. E talvez a crise da família no Ocidente cristão, bem como a dificuldade em dar sentido à obra, da qual São José é o patrono, tenham como componente, não único nem primeiro, mas real, o esquecimento deste grande santo.

O Novo Testamento não nos diz muito sobre José. Somente os dois evangelhos falam disso, referindo algo à infância de Jesus, a saber: o de Mateus e o de Lucas. Todos os episódios a que esses evangelhos se referem estão relacionados ao período desde o noivado até os primeiros anos de sua vida (até sua descoberta de Jesus “entre os doutores do templo”, em Jerusalém (Lc 2:46).

Igreja de São José

Dessas fontes, podemos deduzir que José era natural de Belém, uma cidade que por algum motivo ele abandonou para ir morar em Nazaré. Lá, provavelmente, o noivado ocorreu com Maria, filha de Joaquim e Ana.

José não duvida da verdade da palavra de Maria sobre a origem sobrenatural da concepção, mas, o que o perturba é a enormidade do peso que ele sente pairando sobre si, por sua grande humildade diante da possibilidade de se envolver em um evento tão único e chocante. Portanto, não é uma dúvida sobre a honestidade de Maria, mas uma dúvida sobre si mesmo é o que perturba José.
Ele era um homem justo! Um homem de oração e sabia que o que vem de Deus, o autor da realidade, traz consigo sinais de credibilidade: paz e adesão à realidade concreta. De fato, as palavras do anjo lhe pareceram confirmadas por seu conhecimento pessoal de Maria, pela seriedade e verdade de sua humanidade.

A partir desse momento, José se consagra totalmente ao Desígnio de Deus, que pede que ele proteja e cuide de Maria e do Menino: “Tendo acordado do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe ordenara e levou sua noiva com ele” (Mt 1:24). Ele a levou em todo o mistério de sua maternidade, a levou junto com o Filho que viria ao mundo através da obra do Espírito Santo: assim, demonstrou disponibilidade, semelhante à de Maria, com relação ao que Deus lhe pedia pelo seu mensageiro.

 

Igreja de São José

Desse modo, José tornou-se um depositário singular do mistério “escondido por séculos na mente de Deus” (Ef 3: 9), e revelado a Maria na “plenitude dos tempos”, quando “Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher” para “redimir os que estavam sob a lei”, “para receber adoção como filhos” (Gal 4: 4-5). (…) Nesse mistério divino, José está junto com Maria, a primeira depositária. Juntamente com Maria – e também em relação a Maria, ele participa dessa fase culminante da auto-revelação de Deus em Cristo, e participa dela desde o início. Tendo em mente o texto dos evangelistas Mateus e Lucas, também podemos dizer que José é o primeiro a participar da fé da Mãe de Deus, e que, ao fazê-lo, apoia sua noiva na fé da Divina Anunciação. Ele também é o primeiro colocado por Deus no caminho da “peregrinação da fé”, no qual Maria – especialmente a partir do tempo do Calvário e do Pentecostes – avançará perfeitamente (ver “Lumen Gentium”, 63).

São José foi chamado por Deus para servir diretamente a pessoa e a missão de Jesus através do exercício de sua paternidade: precisamente assim ele coopera na plenitude dos tempos ao grande mistério da Redenção e é verdadeiramente “ministro da salvação” (…). Sua paternidade expressou-se concretamente “por ter feito de sua vida um serviço, um sacrifício, ao mistério da encarnação e à missão redentora que lhe é unida; por ter usado a autoridade legal, que lhe pertencia à Sagrada Família, para lhe dar um presente total de si mesmo, de sua vida, de seu trabalho; ao converter sua vocação humana ao amor doméstico na oblação sobre-humana de si mesmo, seu coração e toda capacidade de amor colocada ao serviço do Messias germinaram em sua casa “(Ensinamentos de Paulo VI).

Igreja de São José

A liturgia, lembrando que o início de nossa redenção (“Missale Romanum” foi confiado à “custódia cuidadosa de São José” também afirma que “Deus o colocou na cabeça de sua família, como um servo fiel e prudente, para que ele guardasse como pai” seu Filho unigênito “(…). Leão XIII enfatiza a sublimidade desta missão: “Ele se impõe em toda a sua dignidade augusta, porque por disposição divina era o guardião e, na opinião dos homens, o pai do Filho de Deus.

Com poder paterno sobre Jesus, Deus também compartilhou com José o amor correspondente, o amor que tem sua fonte no Pai “, de quem toda a paternidade no céu e na terra tem sua origem” (Ef 3:15).
Sua paternidade em relação a Jesus não era, portanto, uma forma menor de paternidade: pode-se até dizer que nenhum pai humano era tão pai quanto ele, embora ele não tivesse gerado Jesus fisicamente. Assim, sua união com Maria, embora não se expresse em carnalidade “comum”, era uma verdadeira união conjugal, e pode-se dizer que nenhuma união foi tão profunda e intensa quanto a de José e Maria.

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.