Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

A conversão de São Paulo Apóstolo

De Dentro Geral, Vida dos Santos Em 25/01/2018


A história de Paulo, antes e depois de se tornar apóstolo

Um dos mais gloriosos triunfos da graça divina, é sem dúvida, a conversão de São Paulo, que a Igreja celebra com festa especial. São Paulo era hebreu, nascido em Tarso, na Cilícia (Ásia Menor), hoje Turquia. Ele era cidadão romano, porque a muitos dos cidadãos de Tarso foi concedida a cidadania romana após o acordo firmado por Pompeu em 67 a. C. Esta cidade tinha grande importância como centro de aprendizagem do mundo antigo, podendo ser comparada com Alexandria e Atenas: grandes centros universitários da época.

 

Sendo filho de judeus devotos, Paulo foi enviado para estudar em Jerusalém, na Escola de Gamaliel, um célebre doutor da lei e um dos mais destacados membros do Sinédrio, e sob sua direção, tornou-se um fiel observador da lei mosaica (Gl 1,14). E foi este zelo que fez de Paulo o mais terrível perseguidor dos primeiros discípulos de Jesus.

Acreditando “que devia fazer a maior oposição ao nome de Jesus de Nazaré” (At 26, 9), entrava nas casas dos fiéis e arrancava delas homens e mulheres para entregá-los à prisão (cf. At 8, 3); chegava a maltratá-los para obrigá-los a blasfemar (cf. At 26, 11). Não contente com devastar apenas a Igreja de Jerusalém, foi apresentar-se ao príncipe dos sacerdotes, pedindo-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de prender, nessa cidade, todos os que se proclamassem seguidores da nova doutrina (cf. At 9, 2).

No caminho de Damasco, Paulo teve um encontro pessoal com Cristo, quando uma luz fulgurante vinda do Céu o envolveu, derrubando-o do cavalo. Paulo não resistiu ao poder de Cristo, e rendido, perguntou: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9,6). Esta experiência às portas de Damasco muda para sempre a vida de Paulo, e com a mesma intensidade com a qual era um perseguidor da Igreja, passa a ser um fervoroso missionário, que por meio de suas viagens apostólicas e numerosas cartas, anunciava o Evangelho às nações.

A Festa da Conversão de Paulo – celebrado no dia 25 de Janeiro – que somos chamados a celebrar e a viver, exprime a poder da graça que supera todo pecado. Esta virada decisiva se cumpre na vida de Paulo, quando ele descobre o mistério da Paixão de Cristo que se renova em cada ser humano aberto à graça.

 

Se você gostou de conhecer a história de São Paulo, você irá desejar vivenciar pessoalmente sua fé em um de nossos roteiros. Para 2018, nós temos uma peregrinação por Turquia e Grécia – Nas Pegadas de São Paulo que irá durar 16 dias. Nesta viagem, bilhetes aéreos e taxas, hotéis, alimentação (café da manhã, almoço e janta), traslados, guias, passeios, seguros de viagem e maleteiros estão inclusos. Confira abaixo um vídeo com cenas de nossas peregrinações na Turquia:


 

Ao final desta peregrinação, você poderá afirmar como Paulo: “Basta-me, Senhor, a tua graça” (Cf. 2Cor 12,10).

 
Fontes:

  • A Bíblia Sagrada;
  • Descobrindo Paulo – a história do Apóstolo dos Gentios – J. Bortolini. 2016.
Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.