Blog Sacratour

4003-6134 ou pelo whats app! [email protected]

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar por Título
Pesquisar por Conteúdo
Pesquisar nas postagens
Pesquisar nas paginas
Menu
SacraTour

Turismo Religioso

A Capadócia de São Basílio Magno

De Dentro Geral, Vida dos Santos Em 02/01/2018


Dia 02 de Janeiro se comemora o Dia de São Basílio Magno

 

No dia 2 de janeiro a Igreja celebra a memória litúrgica de São Basílio Magno, bispo e doutor da Igreja. Ele nasceu por volta de 329, em Cesaréia da Capadócia, atual cidade de Kayseri, na Turquia, que foi ao longo do século IV um importante centro cristão, tendo aí nascido e vivido, outros santos e teólogos famosos, como São Mamede e Gregório de Nissa. E, também não podemos esquecer que São Paulo também tem sua história ligada a essa região, efetuando três viagens missionárias entre 44 e 58 d. C., porque muitos dos primeiros cristãos habitavam a Capadócia.

Proveniente de uma família rica e de profunda espiritualidade cristã, a santidade estava no DNA de Basílio. Ele sentia-se muito atraído pelo ideal monástico, e por esse motivo, realizou diversas viagens visitando mosteiros e eremitérios na Palestina e no Egito, entre outros. E, ao aprender com os monges os segredos da vida no deserto e na solidão, tornou-se um monge, vindo a exercer uma notável influência na vida monástica do seu tempo, moderando a austeridade que até então caracterizava a vida dos monges e assegurando um ritmo equilibrado entre o trabalho e a oração.

Em 370, Basílio tornou-se bispo em sua terra natal e, apesar da saúde frágil e da perseguição sofrida por parte do governador, manteve sua fé e atividade pastoral em favor do povo, sendo considerado uma das colunas da Igreja oriental, seja pela experiência eclesial, seja como estudioso e como exemplo de vida cristã.

Sofrendo de hepatite, morreu em 1º de janeiro de 379, com apenas 49 anos, sendo velado por multidões e sepultado no dia seguinte, que se tornou o dia de sua festa.

Seu grande amigo São Gregório Nazianzeno disse no dia do sepultamento: “Basílio santo, nasceu entre os santos. Basílio pobre viveu pobre entre os pobres. Basílio, filho de mártires, sofreu como um mártir. Basílio pregou sempre; com seus lábios e com seus exemplos, e seguirá pregando sempre com seus escritos admiráveis”. Portanto, sua mensagem para o homem contemporâneo é ao mesmo tempo uma proposta: ao afirmar que Deus tem no coração a grandeza e a felicidade de cada ser humano, e que o homem é chamado a “tornar-se Deus por graça de Deus”. Esse é o grande desafio que Deus lança ao homem de todos os tempos.

O peregrino que vai à Turquia e passa pelos locais onde viveu São Basílio Magno é convidado a entrar nesta atmosfera de santidade que o envolveu e, continua a envolver aqueles que se deixam tocar pelo mistério cristão, o qual se manifesta nos santos, nas obras por eles realizadas e na ação da Igreja. Na SacraTour, a peregrinação conta com uma parada no Vale do Göreme, incrível complexo monástico Bizantino composto por igrejas escavadas na rocha com belíssimos afrescos, nos pequenos povoados trogloditas de Uchisar – fortaleza natural; em Ortahisar – as chaminés de fadas de Urgup; em Pasabag – e suas chaminés duplicadas e triplicadas; e em Avanos – povoado de ceramistas.

Para alcançar e tocar essa realidade, peçamos a intercessão de São Basílio Magno e digamos: Rogai por nós! Amém.

 
Fontes:

Compartilhe!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.