
5 dúvidas frequentes da Terra Santa
De marketing Dentro Geral, Terra Santa Em 08/02/2021
Neste texto você vai encontrar as desculpas mais comuns que as pessoas ouvem, ou se dão, para não realizarem um de seus maiores sonhos: uma peregrinação pela Terra Santa. E, você vai descobrir que muitas das desculpas não são reais. Mas são elas que estão te impedindo de viver algo que poderia mudar sua vida. Já pensou quais são suas dúvidas em uma viagem para Terra Santa?

Se você está planejando uma peregrinação pela Terra Santa, tenho certeza de que já ouviu ou pensou em um desses 5 temores que vamos mostrar. Mas não se preocupe! Nós temos as soluções para essas dúvidas sobre a Terra Santa e o mais importante é que aqui te contamos o que você pode fazer para aproveitar ao máximo sua peregrinação.

Programar uma viagem envolve rever algumas verdades que tomamos por absolutas, e que se a gente for ver bem, elas têm mais a ver com medo do que com realidade. Se você já contou a um amigo sobre o desejo de fazer uma viagem, como resultado, você sabe que as chances de ouvir as mesmas histórias e indicações sobre esse lugar são grandes. Ainda mais se você está pensando em ir à Terra Santa.
É normal nos deparamos com muitas dúvidas da Terra Santa que nossos peregrinos têm. Além disso, entre as dúvidas na Terra Santa, 5 sempre aparecem com muita frequência e provavelmente também são as que você está tendo. Veja se nós temos razão, será que você já se perguntou:
1.Quanto custa uma viagem para a Terra Santa?
Essa é uma das primeiras perguntas que aparecem: é caro ir à Terra Santa?
Em primeiro lugar, antes de dizer o que é caro ou o que é barato, temos que pensar que esse tipo de valoração é muito relativo. Você pode estar lendo esse texto e pensar que viajar para uma cidade do Brasil é caro e eu posso achar que viajar para outro país é mais “ barato” por enxergar mais benefícios. No entanto….

Essas ideias vão longe numa conversa, mas o que nos interessa aqui é que…não importa se a viagem cabe no seu bolso ou não, inicialmente ela vai parecer um luxo. Mas porque pensamos assim?
VIAJAR É SÓ PARA QUEM PODE?
Essa ideia de que viagem é um luxo é resultado de vivermos em uma cultura em que viajar é visto como um privilégio. Quer dizer, ainda existe a visão errônea por parte daqueles que olham para quem viaja como sortudos privilegiados. Quando em verdade, o que existe em muitas vezes é uma mudança de prioridades.

Alguns fatores merecem um novo olhar. Se nós formos realmente calcular o quanto gastamos com itens e passeios ao longo da vida que pouco nos agregam, veremos que uma Peregrinação pela Terra Santa não sairia caro. Esse é outro momento em que podemos repensar aquilo que fomos levados a acreditar sem questionar: Viajar não é um luxo, mas sim uma necessidade.
Viajar é colecionar memórias
Você se lembra de alguma viagem marcante em sua vida? Provavelmente sua memória de viagem inesquecível terá relação com um momento de emoção, algo marcante pelo valor que agregou em você e não monetário. Afinal, quando viajamos nos sentimos desafiados e mais vivos.
Hoje em dia, há uma enormidade de possibilidades de pagamentos para quem realmente quer peregrinar pela Terra Santa. Quando pensamos na importância de conhecer a Terra Santa para nossas vidas, o valor monetário parece ficar distante.
Ficou na dúvida em quanto vai gastar para ia à Terra Santa? Então, não espere mais e pergunte a um dos nossos consultores. Eles são especializados em encontrar o melhor roteiro e forma de pagamento da maneira mais vantajosa e segura para você.
E falando em segurança…vamos a mais uma das dúvidas da Terra Santa mais frequente relacionada à Terra Santa:
2.A Terra Santa é um lugar perigoso?
Você está planejando sua viagem e alguém diz: “ Meu Deus! Não é perigoso? ” Você provavelmente já ouviu essa frase ao contar sobre seu desejo de conhecer a Terra Santa. Muitas pessoas têm a ideia de que a Terra Santa é um lugar muito perigoso. Mas será que é verdade?
É importante sabermos de onde vem esse temor e essa ideia. A primeira coisa a saber é que a Terra Santa é constituída por partes da Israel, Cisjordânia e Jordânia. Mas geralmente a maior preocupação em relação a segurança é com Israel por fazer fronteira com a Síria.

É fato que há um conflito territorial, no entanto, ele fica distante dos turistas. Depois que você chegar lá nem vai se lembrar de que já teve essa preocupação.
COMO FUNCIONA O EXÉRCITO EM ISRAEL?
Pode ser que na sua chegada à Jerusalém, por exemplo, você se depare com uma grande quantidade de soldados armados nas ruas, mas isso não deve te preocupar.

Para nós, aqui no Brasil não é nada comum vermos soldados armados nas ruas, a não ser que estejamos em alguma zona de conflito. Diante desse cenário “novo”, é normal que dispare nosso alerta e pensemos “ Opa, tem alguma coisa errada aqui!? ”Mas será que tem mesmo?

Não. É normal vermos mais soldados do que estamos acostumados. Isso porque a quantidade de jovens no exército é bem maior do que a do Brasil. O serviço militar é obrigatório para os jovens israelenses tanto os homens como as mulheres. Existe uma estimativa de que hoje existam mais de 120 mil jovens no exército israelense. Isso explica a recorrência de jovens armados nas ruas.
A SEGURANÇA DO TURISTA NA TERRA SANTA
Se por um lado existe a preocupação com segurança por parte do turista que está pensando em conhecer a Terra Santa, por outro a sensação que se tem quando se está lá é de muita segurança. Você já ouviu aquelas histórias de pessoas que foram a outros países e ficaram impressionadas com alguns quesitos de segurança? Pode ser que tenham deixado a carteira em cima da mesa e ela não foi roubada, ou se impressionam com a possibilidade de caminhar de noite pelas ruas sem medo de assalto. ( ah que sonho!!)

Esses tipos de “ boas surpresas” que os turistas contam é o que você vai ter quando estiver em Israel, por exemplo. Lá, a cultura favorece o respeito com os pertences alheios e o índice de criminalidade é praticamente nulo. Não há assalto à mão armada, nem sequestro relâmpagos e caminhar pelas ruas é seguro em qualquer horário.

QUEM É EXIGENTE: TURISTA OU O GOVERNO DE ISRAEL?
O turista vai ver que Israel é bastante rígido com sua segurança tanto nas entradas como nas saídas. Não é à toa que Israel é modelo de segurança aeroportuária para muitos países, entre eles a França. Israel investe muito em segurança.

Além disso, Israel é um dos países mais seguros do mundo e está muito à frente do Brasil quando o assunto é segurança do turista.
Segundo pesquisa da ONG Social Progress Imperative, na lista de países mais inseguros para o turista, o Brasil encontra-se em 11º lugar, enquanto Israel está em 116º da mesma lista, ou seja, infelizmente, há muito mais segurança quando se é turista em Israel do que no nosso próprio país.
3. Como é a língua e alimentação?

Agora que já estamos seguros para seguirmos nossa peregrinação, que tal pensarmos em outras dúvidas da Terra Santa recorrente entre os peregrinos:
“O que se come no Oriente Médio?” ” E como eu vou me comunicar lá” Para essas duas perguntas, a resposta é a mesma: da mesma forma que você faz aqui!

Não vai ser igual, claro. Mas você vai ver que não é difícil. Você vai estar em um, ou provavelmente mais de um, país diferente. Vamos nos lembrar de que nem no Brasil a alimentação é linear. O que vai fazer a diferença quanto a sua alimentação não tem nada a ver com a comida. Oi??

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO?
Sim, o que vai fazer você se alimentar bem ou não é a sua disposição de conhecer. Apure seus sentidos. A comida é um dos elementos mais latentes de uma cultura. É o modo deles nos dizerem “ saiba mais sobre minha história”, acima de tudo você será convidado a provar literalmente de uma outra cultura.

Agora, falando mais claramente. Você, com certeza vai encontrar comidas que não vai gostar, mas tenho certeza que vai adorar outras e vai sentir saudades do sabor. Único de cada região.
Pão Pita Sobremesas típicas
E se ficar com muita saudade, certamente nós até te ensinamos receitas típicas da Terra Santa para você fazer na sua casa!

Se você já está planejando as delícias que vai saborear na Terra Santa, pode ser que já não tenha mais nenhuma dúvida, por outro lado pode ser que ainda esteja refletindo sobre:
4.Ter medo de ir sozinho, ou de se sentir sozinho!
Muitas pessoas têm o sonho de viajar. Conhecer o mundo e principalmente a Terra Santa. Mas a maioria só sonha e acaba nunca realizando a viagem.

Os motivos são muitos; você pode não ter um amigo ou familiar que queira ir com você, por outro lado pensa em “ obrigar” alguém a participar de um sonho tão particular como é uma peregrinação. Então, você decide ir sozinho, mas com um grupo formado por uma agência de turismo.
Mas essa é uma decisão requer muita reflexão. Se você não se incomoda em passar a viagem sem interação social (muita gente prefere) certamente você ainda terá dúvidas na Terra Santa como:
- Quem serão essas pessoas que irão comigo e eu nunca vi na vida!?
- Como vou viajar ao lado de gente que eu nunca vi?
Todas as suas dúvidas da Terra Santa são bastante válidas, mas a resposta para elas é o que acontece na maioria das vezes:
VOCÊ VAI VIAJAR COMO UMA FAMÍLIA

Você acaba criando uma “nova família” quando escolhe ir em grupo. Pode parecer um pouco forçado, mas não é. O que é mais comum entre pessoas que dividem os momentos de uma peregrinação é que elas se tornem bastante unidas, no entanto, uma família!

Mas preste atenção, eu disse que seria uma “nova família” e tratando de família sempre tem aquele primo distante que a gente não gosta muito, né?! No entanto, com todas as emoções, partilhas e momentos de fé que serão vividos é natural que as pessoas se aproximem muito, e não é raro que dali saiam amigos ou pessoas por quem você nutrirá afeto por muito tempo.

No entanto, até agora não falamos de um ponto importante. Numa peregrinação você acorda cedo e “passeia” o dia todo. E fica a dúvida:
5.Peregrinar é muito cansativo?

Ir para um lugar mais perto é sempre melhor. Você pensa assim? Ou é daqueles que diz “ Para que arrumar as malas com roupas para tantos passeios se temos as praias do litoral mais próximo (que inclusive toda a família já está habituada ?!” Se esse também é seu lema, ou já foi por muito tempo, tem algo que você precisa saber: Você está certo!

Realmente, ir ao lugar que já estamos acostumados, ou o mais próximo e familiar pode parecer muito mais seguro. Geralmente é um passeio mais cômodo. Isso porque fazer o que já estamos acostumados nos dá a sensação de que nada pode dar errado, ou que temos o controle de tudo.
E por um lado isso é bom, mas pelo outro… é isso que nos deixa distante de nossos sonhos. Mas por que ficamos cada vez mais longe da Peregrinação dos sonhos?

A lei do menor esforço
Certamente parece cansativo se programar para uma peregrinação pela Terra Santa. Imagine quantas horas de voo! e se por exemplo tiver escala… piorou! Você vai ter que pensar e pesquisar sobre o clima local para saber que roupa usar em cada lugar que for visitar. Você também vai ter que pensar no dinheiro que vai usar em cada lugar, já que vai passar por pelos menos três países diferentes.

E a lista de “ preocupações” é grande. E, por enquanto, ainda parece melhor a costumeira viagem ao lugar familiar, não é? Acabamos seguindo a temida lei do menor esforço. Quanto menos, melhor! Mas…
O problema é que se seguirmos fazendo o mínimo não conseguiremos fazer o que nos parece grande. Mas se você pensar bem, ou se você conhece alguém que já foi à Terra Santa, vai ver que essas pessoas nem se lembram das temidas preocupações quando voltam.

Na verdade, há uma solução bem simples para que você não tenha que ocupar seu tempo com essas preocupações. Mas antes de te contar qual é essa solução, você precisa dar um passo muito significativo.
A DECISÃO DE IR À TERRA SANTA

Depois de repensar todas essas ideias, que nós tínhamos como verdadeiras, certamente você finalmente decidiu realizar a sua peregrinação! Mas você ainda tem algumas dúvidas:
- Como saber o que levar?;
- Para onde ir?;
- Qual moeda deve-se converter?;
- O que é ofensivo em determinada cultura?;
Essas e mais outras infinidades de dúvidas sobre a Terra Santa podem estar pairando pela sua cabeça. Afinal, nós já começamos a sonhar com tudo o que vai acontecer em casa, antes mesmo de colocarmos o pé no aeroporto ou na estrada.

Essas e outras pré-ocupações ficam por nossa conta, isso, é claro, se você escolheu peregrinar com a SacraTour.

A solução para todas as suas dúvidas estará com a agência que você escolher para te guiar. A partir de então seus pensamentos provavelmente vão te levar a outras questões menos preocupantes e muito mais alegres. Em primeiro lugar é a agência que cuida de toda a burocracia, que te indica a roupa certa para cada ocasião e ainda te dá uma estimativa de quanto você vai gastar em cada passeio. Por fim, nós temos como tradição fazermos reuniões de pré-embarque com os nossos grupos o que ajuda a sanar todas as dúvidas.
Se você quer saber como realmente é peregrinar com a SacraTour, o blog Matraqueando, um dos melhores blogs de viagens do Brasil , te conta em detalhes as experiências na Terra Santa e porque você deve escolher a SacraTour como sua agência.
Como realmente é?
Dizem que o melhor da festa é esperar por ela! Mas a “festa” para a qual estamos nos preparando é muito especial. Além disso, você já imaginou a sua emoção ao ver o Cenáculo de Jerusalém e ao visitar o Santo Sepulcro?

E qual seria a sensação de caminhar pela cidade bíblica de Cafarnaum? Da mesma forma você vai se emocionar com o suave balançar das águas do Mar da Galileia e se lembrar dos ensinamentos de Jesus. Em suma, todos os caminhos de uma Peregrinação te levarão ao encontro com o Sagrado. Pode ser pelos caminhos da Gruta do Leite ou pela Basílica da Anunciação. O importante é que essa experiência te deixará renovado.

2 Comentários
Mara Cristina Penha Dassié 2 SEMANAS AGO
Adorei tudo! Uma viagem que você não volta mais a mesma, como a dos Santuários Marianos: uma peregrinação de FÉ e de AMOR. Gratidão 🙏
marketing 2 SEMANAS AGO
Que bom, Maria Cristina! Ficamos felizes por saber que suas peregrinações foram marcantes!